Difference: AtividadesComplementares (4 vs. 5)

Revision 506 Jul 2006 - JoseildaSampaioDeSouza

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="EDC140Ale"

Relatando nossas atividades complementares...

Line: 272 to 272
 Até agora o projeto culminou em um livro que tem por título "Quando o carteiro chegou", que contém postais de Lobato para sua esposa (mostra a criatividade do escritor nas mais simples atividades cotidianas); e num site: http://www.unicamp.br/iel/monteirolobato este "site tem por objetivo disponibilizar documentos e informações relativos ao autor de Urupês, bem como divulgar ensaios e estudos resultantes de pesquisas sobre ele".
Added:
>
>
Texto literário: A PROFESSORA DE HORINZOTOLOGIA.
Por Leide Fausta, Tânia Nonato, Vanusia A. de Oliveira.

Falaremos, do texto literário: A PROFESSORA DE HORINZOTOLOGIA, presente no livro “A FADA QUE TINHA IDÉIAS” de Fernanda Lopes de Almeida. O referido texto relata, através de uma narrativa, a experiência de uma fadinha, a Clara Luz.Clara Luz fica ansiosa ao saber pela Fada-Mãe que terá uma nova professora. A nova professora era uma fadinha recém-formada em horizontologia. Depois dos cumprimentos a professora pergunta a Clara Luz o que ela sabe sobre o horizonte e se espanta ao perceber a desenvoltura que a fadinha tem ao expressar as suas opiniões. Clara Luz leva a professora a experimentar coisas novas, propondo que a aula de horizontologia poderia ser dada no horizonte pois assim ela aprenderia mais sem que a professora tivesse que falar tanto, ela acreditava que iria aprender mais, dessa forma. A professora questiona essa idéia afinal não foi dessa forma que aprendeu a ensinar. Depois de muita insistência, a professora foi a primeira a pular no horizonte, contente da vida, até escorregou no arco-íris! Depois de muitas brincadeiras as fadas retornam e riem da cara das fadas que uma fala com as outras: - Que professora é essa! Onde já se viu dar lição assim? Brincando no meio da aula? Chegando em casa Clara Luz comenta com a Fada-Mãe o quanto ela gostou da professora porque ela não ensinava falando e sim indo. A professora se recusou a receber o pagamento pela aula dada pois na verdade foi ela quem aprendeu com a fadinha. A Fada-Mãe ouvindo a filha dizer que aquela tinha sido a sua melhor professora pagou mais estrelinhas do que havia sido combinado e pediu que ela viesse mais vezes.
A leitura desse texto nos levou a refletir o quanto a relação dialógica aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno é importante para o aprendizado de ambos. Entendemos que somente com o confronto pacífico de idéias e visões de mundo diferentes pode se chegar a um modelo ideal de educação, a qual não existe um só detentor de conhecimentos, e que a relação acontece numa perspectiva vertical, mas sim que podemos aprender uns com os outros através de vivências e experiências, e que o respeito às diferenças é fundamental para a construção do conhecimento, numa perspectiva horizontal... Precisamos ter coragem de transformar a concepção e a prática de ensino-aprendizagem, não ficar apenas reproduzindo modelos prontos propostos pelo sistema educacional e social, a fim de criar situações significativas para os estudantes, olhar para outros horizontes...

 
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback