Difference: AtividadesComplementares (5 vs. 6)

Revision 609 Jul 2006 - JoseildaSampaioDeSouza

Line: 1 to 1
 
META TOPICPARENT name="EDC140Ale"

Relatando nossas atividades complementares...

Line: 8 to 8
 
Participação no ENEPE
Changed:
<
<
por Jaguaracy e Rachel
>
>
Por Jaguaracy e Rachel
 

Participação na palestra de Bernard Charlot
Changed:
<
<
por Paulo
>
>
Por Paulo
 
Participação do II Coloquio sobre formação de Educadores - UNEB, 15 A 17 DE maio, 2006
Changed:
<
<
Por Sule
>
>
Por Sule
  Que maravilhoso foi esse colóquio, muita aprendizagem, foram dias que me fez refletir muito diante de cada tema exposto. O dia de 15/05/06 começou um pouco diferente da rotina para a cidade do Salvador, enfrentamos em plena segunda-feira pela manhã uma paralisação de rodoviários, e foi para muitos o maior sufoco para chegar ao Colóquio ou a qualquer lugar que quisesse chegar. Como moro próximo a UNEB, deu para ir andando, também fiz a minha caminhada da semana inteira. Ufa!!!! Agora vou me deter um pouco ao que ouvi, aprendi, refletir e vivenciei no Colóquio.
Line: 206 to 206
 
Participação do seminário: Egocentrismo e Descentramento - Faced, 25 de maio de 2006
Changed:
<
<
por Evelyn Macedo,Janaina Lima,Taiane Bernardes,Thaís Gomes
>
>
Por Evelyn Macedo,Janaina Lima,Taiane Bernardes,Thaís Gomes
  Na quinta-feira dia 25 de Maio de 2006, a equipe participou do evento que aconteceu na Faced com a Drª Tânia Beatriz Iawaszko Marques (UFRGS) e Dr Marcelo Pereira (UEMG).
O Evento foi relevante para os que ali estiveram presentes, a professora Tânia nos falou sobre sua tese, que foi construida a partir da investigação feita com alguns professores de diferentes áreas. Foi possivel percebemos que quando estamos no papel do educador, muitas vezes temos atitudes egocenticas em sala de aula,como bem colocou Tânia "Temos que pensar neles a partir deles e não a partir de nós".
Line: 221 to 221
 
Participação do seminário: Nós Docentes - Faced, 25 de maio de 2006
Changed:
<
<
por Ana Carolina, Fabiana, Jassiara e Rachel
>
>
Por Ana Carolina, Fabiana, Jassiara e Rachel
  Participamos do seminário temático:Nós Docentes, realizado no dia 25 de maio do ano em curso. A mesma-redonda foi coordenada pelo professor Dr. Paulo Gurgel, teve como expositores o prof.Dr.Marcelo Ricardo Pereira da Universidade Estadual de Minas Gerais e a professora Dra. Tânia Marques da Universidade Federal do Rio do Sul. Nesse seminário foi abordado as posturas egocêntricas que muitos professores possuem.
Line: 229 to 229
 O seminário foi muito proveitoso, pois contamos com a presença ilustre de Luckesi, que fez comentários sobre o seu livro. Enfatizou que a prática pedagogica está polarizada nos exames do que por uma pedagogia Ensino/Aprendizagem. Para ele o professor faz o diagnóstico errado, pois se o aluno aprende é ótimo, se não é reprovado. O professor não realiza instrumentos adequados para avaliar o que estuda. O ato de avaliar é investigar para produzir uma solução adequada, e em sala não ocorre investigação.
Added:
>
>
Por Débora Peixoto, Doralice Lauton, Sandra Regina e Otanísia

Participamos no dia 25.05.2006 de um Seminários, organizado pelo prof. Dr. Paulo Gurgel cujo tema foi Nós Docentes, tendo como seminaristas os professores Doutores Tânia Marques da UFRGS e Marcelo Ricardo Pereira da UFMG.
A profª Tânia iniciou a sua fala com uma frase: "As belezas como verdade só vale quando recriada pelo sujeito que a conquista" (Piaget, 1998, p.190). A partir daí ela apresenta o tema da sua Tese de Doutorado "Do Egocentrismo à descentração", Pesquisa a docência no ensino superior. Nesse trabalho ela procurou pesquisar os processos de egocentrismo de professores no ensino superior. Aborda também a partir do pressuposto de epistemologia Genética piagetiana: A capacidade de aprender do indivídup, a vontade de conversar sobre suas práticas, a questão do espaço da sala de aula restrito apenas em ocasiões especiais que essas linhas são cruzadas, a não participação dos alunos, segundo os professores. Foi um tema muito interessante que levou-nos a pensar e questionar enquanto educadores que somos o que futuramente seremos.

 
Filme: o óleo de Lorenzo
Changed:
<
<
Por Camila Figueredo, Juliana Sanches, Laise Araújo e Luane Costa
>
>
Por Camila Figueredo, Juliana Sanches, Laise Araújo e Luane Costa
  O filme relata a história de um casal que tem um filho com uma doença muito grave para o qual ainda não se tem cura.Ao descobrir todo o problema e ver seu filho a cada dia morrer, seus pais decidiram ir em busca de uma possivel cura para Lorenzo.
Mostra a realidade cientifica e tambem a do senso-comum no qual está inserido o casal.No decorrer da pesquisa feita pelo pai de Lorenzo ele tenta explicar um fenomeno biologico atraves de correntes de clips e também pelo sistema de encanamento de uma pia. Depois de muitas lutas com médicos,laboratorios,com uma associação de pais de tinham filhos com a mesma doença,seus pais conseguiram obter um óleo que poderia curá-lo e então o conseguiram. Dentre muitas coisas o filme nos faz refletir sobre varias coisas e uma delas é a disciplina,a força de vontade, o planejamento dos pais e todo um conjunto de atitudes que levaram para o êxito do processo de cura de Lorenzo.
É um filme muito interessante e nos passa uma mensagem muito boa de que tudo o que nos propomos a fazer se for com meta,objetivo,amor e esperança, tudo isso, se pode adquirir bons resultados.
Changed:
<
<
Por Panterja
>
>
Por Janaina Lima
  O filme Óleo de Lorenzo, conta a história de luta de um casal para encontrar a cura da doença de seu filho.Após fazer uma reflexão sobre o filme relacionando á atuação do pedagogo no contexto educacional, foi possivel perceber aspectos marcantes do filme que não poderiam deixar de ser citados aqui como o conhecimento científico contrapondo com o senso comum (quando o personagem que faz o papel do pai está na biblioteca e para
Line: 249 to 255
 O empenho dos pais na busca da cura da doença de "Lorenzo", é um outro ponto marcante do filme. O empenho na busca de alternativas é algo que deve esta sempre presente na atuação do pedagogo, o compromisso como elemento propulsor na busca de alternativas para nós futuros profisionais da educação é um elmento importantíssimo.
Esse filme é maravilhoso, é uma indicação a todos, cada vez que se assiste esse filme é possivel compreender aspectos da atuação do pedagogo que são relevantes.
Added:
>
>
Por karina

Como atividade complementar vou citar o filme o Óleo de Lorenzo, que já havia assistido a anos, e assisti novamente em uma atividade se supervisão escolar na FACED.
O filme relata a história de um casal que tem um filho com uma doença degenerativa, para a qual ainda não se tem cura.Por ser uma doença que não tem grande incidência, não existe por parte da medicina um estudo detalhado de como o processo degenerativo pode ser contido, ao ver seu filho a cada dia morrer, seus pais decidiram ir a busca de uma possível cura para Lorenzo, mas a cura está na ciência, no desenvolvimento de teses, hipóteses, pesquisas com animais, os médicos desenganam o casal dizem que é uma questão de tempo de que não há como lutar.
Mas eles decidem estudar as técnicas por conta própria buscam equipes médicas como campo de apoio a suas pesquisas cientificas.
Depois de muitas lutas com médicos, laboratórios, com uma associação de pais de tinham filhos com a mesma doença, seus pais conseguiram obter um óleo que poderia curá-lo o percentual de gordura tem uma queda de 50% se estabilizam, mas após um tempo as cadeias de gordura voltam, eles promovem o primeiro encontro de médicos, laboratórios e pesquisadores para o estudo da doença, já que cada um desenvolvia uma idéia, eles promovem este seminário para unir suas pesquisas, após muitas pesquisas com o apoio principalmente de um cientista médico, eles conseguem achar a cura para conter o processo degenerativo.
O pai de Lorenzo recebe até mesmo um diploma médico pelo desenvolvimento de suas pesquisas, que puderam chegar ao sucesso graças a sua dedicação e a mediação do médico que remetido ao processo pedagógico, foi um professor atuando como mediador dando suporte para o pai de Lorenzo, a luta do pai estava ligada ao cientifico, e a da mãe ao emocional, em não excluir seu filho do mundo em não tratá-lo como um vegetal mesmo nos piores momento.
O filme remete a importância da pesquisa do objeto de estudo, do envolvimento para buscar novas soluções, em não aceitar nada como uma verdade absoluta incontestável e na relação de não olhar as pessoas (alunos) pelas diferenças.

 
Super Nany
Changed:
<
<
Por Panterja
>
>
Por Janaína Lima
  Uma orientadora que é solicitada pela família para ajudá-los na relação comportamental da família.Primeiro ela faz uma observação da família, a respeio da rotina da casa e faz algumas pergutas a respeito da relação entre eles, realizando o diagnóstico daquela família.
Line: 264 to 279
 
Uma História de amor pelo correio
Changed:
<
<
Por Thalita
>
>
Por Thalita
  No dia 19.06.06 aconteceu o encontro do Projeto Salvador e Marisa Lajolo na FACED/UFBA. Nesta palestra a professora, escritora Lajolo falou sobre um projeto que começou a ser desenvolvido na UNICAMP em 1999 quando um grande acervo de obras de Monteiro Lobato foram, de forma inusitada, párar nas mãos de um de suas orientandas de mestrado. Em 2001 mais outra grande quantidade de obras deste mesmo autor foram acrescidas ao trabalho.
Line: 273 to 288
 resultantes de pesquisas sobre ele".

Texto literário: A PROFESSORA DE HORINZOTOLOGIA.
Changed:
<
<
Por Leide Fausta, Tânia Nonato, Vanusia A. de Oliveira.
>
>
Por Leide Fausta, Tânia Nonato, Vanusia A. de Oliveira.
  Falaremos, do texto literário: A PROFESSORA DE HORINZOTOLOGIA, presente no livro “A FADA QUE TINHA IDÉIAS” de Fernanda Lopes de Almeida. O referido texto relata, através de uma narrativa, a experiência de uma fadinha, a Clara Luz.Clara Luz fica ansiosa ao saber pela Fada-Mãe que terá uma nova professora. A nova professora era uma fadinha recém-formada em horizontologia. Depois dos cumprimentos a professora pergunta a Clara Luz o que ela sabe sobre o horizonte e se espanta ao perceber a desenvoltura que a fadinha tem ao expressar as suas opiniões. Clara Luz leva a professora a experimentar coisas novas, propondo que a aula de horizontologia poderia ser dada no horizonte pois assim ela aprenderia mais sem que a professora tivesse que falar tanto, ela acreditava que iria aprender mais, dessa forma. A professora questiona essa idéia afinal não foi dessa forma que aprendeu a ensinar. Depois de muita insistência, a professora foi a primeira a pular no horizonte, contente da vida, até escorregou no arco-íris! Depois de muitas brincadeiras as fadas retornam e riem da cara das fadas que uma fala com as outras: - Que professora é essa! Onde já se viu dar lição assim? Brincando no meio da aula? Chegando em casa Clara Luz comenta com a Fada-Mãe o quanto ela gostou da professora porque ela não ensinava falando e sim indo. A professora se recusou a receber o pagamento pela aula dada pois na verdade foi ela quem aprendeu com a fadinha. A Fada-Mãe ouvindo a filha dizer que aquela tinha sido a sua melhor professora pagou mais estrelinhas do que havia sido combinado e pediu que ela viesse mais vezes.
A leitura desse texto nos levou a refletir o quanto a relação dialógica aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno é importante para o aprendizado de ambos. Entendemos que somente com o confronto pacífico de idéias e visões de mundo diferentes pode se chegar a um modelo ideal de educação, a qual não existe um só detentor de conhecimentos, e que a relação acontece numa perspectiva vertical, mas sim que podemos aprender uns com os outros através de vivências e experiências, e que o respeito às diferenças é fundamental para a construção do conhecimento, numa perspectiva horizontal... Precisamos ter coragem de transformar a concepção e a prática de ensino-aprendizagem, não ficar apenas reproduzindo modelos prontos propostos pelo sistema educacional e social, a fim de criar situações significativas para os estudantes, olhar para outros horizontes...
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback