Jornalismo Étnico

Objetivos
O objetivo da oficina “Jornalismo Étnico” é incentivar índios e índias a usarem a escrita para contar, com o seu estilo, suas experiências e suas reivindicações. Conversaremos sobre como um jornalista escreve uma notícia e como o índio é visto nos meios de comunicação. Vamos estimular os participantes a se posicionarem diante da imprensa, usando a Internet para se comunicarem com os jornalistas.

A quem se destina
A oficina “Jornalismo Étnico” se destina a índias e índios com idade superior a 16 anos, que tenham conhecimentos básicos de informática e XX horas disponíveis para escrever, debater e pesquisar na Internet textos sobre os índios.

Metodologia
A oficina será on line e teremos “chats”, XX (a ver) vezes por semana em horários alternados, para debate e construção compartilhada de textos. Incentivaremos que o participante escreva textos de acordo com as motivações que surgirem a partir da reflexão sobre a sua realidade (trabalho de campo). Estarão disponíveis para os interessados matérias de sites relacionados ao jornalismo étnico.

Conteúdo
 Estimular a criação de textos. Dicas de cuidado com o texto. Sobre que assunto você teria vontade de escrever? Quem você gostaria de “brincar” de entrevistar?
 Oportunidade para pensar sobre como a imprensa escreve sobre os índios. A maneira que eles usam está certa, errada ou mais ou menos? Quais portais são interessantes para pesquisar?
Transmitir a opinião sobre o que é publicado na imprensa para os jornalistas. O que os índios e os não-índios podem ganhar com esse diálogo?

Critérios de Avaliação
A avaliação da oficina será feita em conjunto pelos participantes e a facilitadora durante os “chats”. A idéia é que a opinião, a sugestão e a crítica de cada um sejam dadas no decorrer do mês para que possamos aproveitar a oportunidade dessa oficina da melhor forma.

Período
O curso será realizado de 14 de Novembro a 14 de Dezembro de 2006.

Carga Horária
40 horas.

Oficineira
Lilian Calmon (liliancalmon@hotmail.com), jornalista. Interessada em compartilhar experiências de vida. Tem como proposta estimular a escrita e a divulgação das idéias de índias e índios também para os não-índios, aproveitando a Internet para isso.

Cronograma
1º ENCONTRO (14 Novembro - 20 Novembro):
Texto disponível no moodle:
- faço a uma pequena apresentação minha e peço que todos os participantes façam a deles (seja por um fórum do moodle ou por um blog)
- pergunta: você já escreveu para a REDE, costumar ler o que é postado, o que vê de bom nisso e se anima a contar um pouco de você e de sua nação na REDE?
* por onde começar: sobre o que vou escrever (usarei como base o texto do Sebas)
* dicas da receita “Quem? - O quê? - Quando? - Como? - Onde? - Por quê?”; leitura e releitura do texto; tentar ser o mais claro possível, para que todos entendam o que foi escrito; buscar se organizar em começo, o meio e o fim; o destaque de um texto interessante. (fazer um quadrinho)
- colocarei três exemplos de textos que estão na REDE. Comentarei sobre como é interessante a possibilidade de ver os comentários das pessoas sobre o que foi escrito.

Para o próximo ENCONTRO:
- sugerir um passeio pela REDE (para quem ainda não fez isso); comentar (por fórum ou blog) sobre o que achou dos textos, o que gostou e o que não gostou; principalmente, experimentar escrever o seu próprio texto.
- estarei disponível (por email, fórum ou blog) para ajudar tirando dúvidas e dando sugestões no que for preciso.

2º ENCONTRO (21 Novembro - 27 Novembro):
Texto disponível no moodle:
- sugiro que cada um leia a apresentação do outro (que estará no fórum ou no blog) e escolha um participante para “brincar” de fazer uma entrevista sobre a história, cotidiano, problemas e sonhos do outro. (a entrevista pode começar a ser feita por email e continuar no Chat ao vivo 1)
- Chat ao vivo 1
Para o próximo ENCONTRO:
- reler a entrevista que fez com o outro e criar um texto sobre como foi a experiência, o que descobriu, se gostou etc.
- pesquisar na Internet notícias relacionadas aos índios e escolher uma matéria para analisá-la: o que é destacado na matéria e com quem o jornalista conversou? A abordagem foi bom, ruim ou mais ou menos?
- estarei disponível (por email, fórum ou blog) para ajudar tirando dúvidas e dando sugestões no que for preciso.

3º ENCONTRO (28 Novembro – 4 Dezembro):
Texto disponível no moodle:
- darei três exemplos de matérias (recentes ou não) que tratem da questão indígena. Comentarei como eu, jornalista, vejo a matéria. Comentarei também sobre os sites que considero interessantes (eles estarão como link no moodle).
- pergunta: como você, índia ou índio, avalia as matérias dadas como exemplo? O que poderia ser melhorado? Na sua opinião, quais sites são interessantes para visitar?
- Chat ao vivo 2: sobre os assuntos conversados
Para o próximo ENCONTRO:
- sugerir que a índia ou o índio transmitam aos jornalistas, por email, a sua avaliação sobre uma determinada matéria.
- estarei disponível (por email, fórum ou blog) para ajudar tirando dúvidas e dando sugestões no que for preciso.

4º ENCONTRO (5 Dezembro – 11 Dezembro):
Texto disponível no moodle:
- que resposta você recebeu dos jornalistas? O que achou dela? Foi útil?
- como você avalia a experiência dessa oficina? O que pode ser melhorado?
- você tem a REDE para continuar escrevendo e contando a sua história para os outros!


Editar Anexar Versões Mais...
revisão: r3 - 03 Nov 2006 - 22:47:43 - AdrianeHalmann?
Página Inicial >> ArcoOficinas

Copyleft pela UFBA-Irecê