CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos?

Um dos Centros de Estudos da ENSP mais concorridos de 2011 foi sobre os subsídios para uma nova política de drogas para o país, debatendo a relação entre o consumo de crack e a saúde publica. Agora, em 2012, o tema volta a ser pauta do Ceensp Tendências da política de combate ao crack: para onde vamos? do dia 2 de maio, às 14 horas, no salão internacional da Escola. Os expositores convidados são a secretária adjunta de Saúde de São Bernardo do Campo, Lumena Furtado, o pesquisador da ONG Psicotropicus Luiz Paulo Guanabara e o jornalista e autor do livro O fim da guerra, Denis Russo Burgierman. O Centro de Estudos é aberto a todos os interessados e será transmitido pela internet através do endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos.

O evento será coordenado pelo responsável pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz) e pesquisador da Escola, Paulo Amarante.

Na comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental de 2011, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou a necessidade de investimentos em serviços de prevenção e tratamento de doenças mentais e neurológicas e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias. O aviso da organização vai ao encontro ao alerta de Paulo Amarante, também presidente Nacional da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), que apontou um retrocesso no financiamento e a preocupação com um tema que deve ser inserido com urgência no campo da saúde mental: o crack.

Crack


O crack é uma droga que gera um nível alto de dependência, embora a reversão do quadro seja possível por meio de uma série de ações intersetoriais que tratem o consumo como uma consequência e não como a causa do problema. A droga é considerada, atualmente, um grande problema de saúde pública no país. Por essa ótica, três especialistas abordarão os conceitos fundamentais para a criação de uma nova política contra as drogas para o país.


Centro de Estudos da ENSP


O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.


Em 2012 já foram três os Ceensp realizados na Escola. O primeiro debateu a importância dos avanços científicos recentes na questão das mudanças climáticas globais, com exposição do professor da USP Paulo Eduardo Artaxo; a segunda atividade abordou a saúde do bebê, desde sua concepção até 1 ano de vida, tendo como palestrante convidado o médico e pesquisador Michel Odent; e a terceira sessão foi sobre o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, e o coordenador geral de Monitoramento e Avaliação do MS, Afonso Teixeira dos Reis.

Instituição: Escola Nacional de Saúde Pública

Local: Salão internacional, às 14 horas

Período: 02/05/2012 a 02/05/2012

Informações: A próxima sessão do Centro de Estudos será coordenada pelo pesquisador Paulo Amarante e terá como palestrantes Lumena Furtado, secretária adjunta de Saúde de são Bernardo, Luiz Paulo Guanabara, pesquisador da ONG Psicotropicus e Denis Russo Burgierman, autor do Livro O fim da Guerra.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar