CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Programa Municipal de Atenção a Usuários de Álcool e outras Drogas é tema de reunião Conselho de Saúde de Salvador

por Paula Boaventura em

O Conselho Municipal de Saúde de Salvador discutiu, nesta quarta (18), o Programa Municipal de Atendimento aos Usuários de Álcool e outras Drogas, apresentado pelo coordenador do Centro de Estudo e Terapia do Abuso de Droga, Antônio Nery Filho, que compôs a programa em parceria com a assistente social e técnica da SMS, Andrea Leite.

A proposta prevê a ampliação da rede de serviços de tratamento em álcool e outras drogas, através da implantação de mais 9 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ((CAPSad), nos bairros de Valéria, Pau da Lima, Nordeste de Amaralina, Liberdade, Itapoan, Itapagipe, Barris, São Caetano e Periperi, o que totalizaria 10 CAPS ad no munícipio, incluindo o CAPS ad de Pernambués, além da implantação de Consultórios de Rua, voltado para o atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua e vulnerabilidade social.

Outras medidas do programa são a capacitação dos agentes comunitários de saúde do munícipio e de profissionais de comunidades terapêuticas, além de ações educativas e preventivas junto à população, através de programas de rádio, ações em bairros e em postos de gasolina da cidade.

Com a implantação total do programa, o coordenador do CETAD prevê que "Salvador se tornará uma das cidades com melhor organização dentro das áreas médica, psicológica e social para atendimento de usuários de substâncias psicoativas". Para a presidente do Conselho Municipal, é importante a visibilidade do programa e a sensibilização dos profissionais de saúde para um problema tão atual.

fonte: CETAD OBSERVA

Política1Add my vote for this tag create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar