CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Bloco da RD orientará foliões no Carnaval

por Paula Boaventura em

Nada melhor para quem gosta de curtir o carnaval do que ter a garantia de poder brincar sem precisar sentir os conhecidos e incômodos efeitos do consumo indevido de álcool e outras drogas, como a ressaca, por exemplo.

“No Carnaval da Bahia, abuse...da Alegria!” - Por saber disso, as equipes dos serviços de referência de saúde para a atenção de usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD Pernambués e Gey Espinheira) em parceria com o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA/SESAB), lançarão no próximo dia 02 (quarta-feira de Carnaval), no circuito Dodô (Barra-Ondina, em frente ao Farol da Barra), às 18:30h, o bloco da Redução de Danos, que desfilará também no dia 03 (quinta-feira), no mesmo horário, no circuito Batatinha (Centro Histórico).
O bloco, que será animado pelo grupo Tambores e Cores, contará com a participação dos profissionais destes serviços em ações que buscarão conscientizar os foliões, quanto à prevenção e redução de riscos e danos associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, como a desidratação, o cansaço e a perda de coordenação motora.

Informação e Prevenção - O Carnaval de Salvador, que neste ano começará no dia 02/03, é considerada a maior manifestação popular da Bahia que, segundo dados da SALTUR, reúne uma média de duas milhões de pessoas, em 25 quilômetros de ruas, avenidas e praças.
Durante os dois dias, serão distribuídos bandanas, panfletos, fitas e adesivos com orientações sobre o uso adequado de substâncias psicoativas, além da distribuição de preservativos para prevenir os foliões do contágio com doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS).
“Troque uma Lata por uma Água” - Na quinta-feira (03), além do cortejo pelas ruas do Centro Histórico, o bloco também terá uma tenda, que ficará na Praça da Sé (em frente à Coelba) para aquele folião que necessitar de um momento breve de descanso. Além do repouso, a tenda também servirá como um posto de troca de latas de cerveja por copos de água mineral, buscando minimizar os efeitos de desidratação ocasionados pelo álcool.

A campanha conta com o apoio da SESAB – Área Técnica de Saúde Mental, Secretaria Municipal de Saúde – Coordenação de Saúde Mental, Coordenação Municipal DST/AIDS, Coordenação Estadual DST/AIDS, EMBASA, ABAPEQ, CETAD Observa, Brune Veículos, Geloso, Grupo Tambores e Cores, Indaiá Água Mineral, e Criar Mídia Soluções.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar