CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Mais de mil usuários foram recolhidos no RJ neste ano

por Da Redação em

| More

Foi realizada na última quarta-feira (06), uma operação policial que recolheu compulsoriamente 73 moradores de rua e usuários de drogas da zona sul da capital fluminense, entre eles 14 crianças e adolescentes, segundo informações da Agência Brasil.

A medida motivou um protesto feito por mais de 20 entidades em defesa dos direitos humanos, em assembléia convocada pelo Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio especialmente para discutir esta ação.

Um dos motivos mais comentados foi a ausência de suporte social e de saúde mental que poderia ser prestada, sobretudo, às crianças e adolescentes. "A rede dispõe de profissionais habilitados, qualificados na nova política de saúde mental de que não participam", disse a conselheira Hilda Oliveira para o Agência Brasil.

De acordo com o site de notícias G1, esta é a décima sétima operação de retirada de moradores de rua e usuários de drogas, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Polícia Militar. Desde março deste ano, já foram retiradas ao todo mais de mil usuários.

A subsecretária de Assistência Social, Monica Blum, disse que os procedimentos de recolhimento e internação obrigatórios podem ser revistos, conforme esclareceu à Agência Brasil, e lembrou também que o procedimento atual tenha sido aprovado pelos órgãos de governo e Judiciário.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar