CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Salvador ganha novo CAPSad no Pelourinho

por Da Redação em

A Universidade Federal da Bahia e a Secretaria Estadual de Saúde, inauguraram, no último dia 27, o CAPSad Gregório de Matos, que começará a funcionar a partir de amanhã (01), nas dependências da antiga Faculdade de Medicina da Bahia (Pelourinho).

O novo Centro integra as ações do Programa Estadual Pacto pela Vida e do plano federal "Crack, é possível Vencer", ambos lançados no ano passado. Foram investidos 713 mil reais no novo centro, o 11º do estado, que atenderá mensalmente cerca de 200 pessoas, visando especialmente os usuários que residem no Centro Histórico.

"Os Caps são um importante equipamento no tratamento aos usuários de drogas, permitindo que pacientes sejam recuperados perto de sua casa e família”, afirmou o ministro Alexandre Padilha, que prestigiou a inauguração do serviço junto ao governador Jaques Wagner.

Parcerias

A UFBa será responsável pela gestão administrativa e financeira do centro que também funcionará como unidade de capacitação profissional e pesquisa. De acordo com o coordenador do centro, Tarcísio de Andrade, dezenove atividades docentes de pesquisa passarão pelo CAPS, o qual, diferentemente dos outros serviços, terá sua equipe completamente selecionada pela Universidade.

Outra singularidade do serviço, segundo Andrade, é o fato de já nascer em um território constituído. As ações já realizadas pelo Aliança Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC/UFBA), responsável pelo CAPS - sobretudo em parceria com a prefeitura e com as lideranças comunitárias da região do Centro Histórico -, facilitarão a atuação do CAPS e a sua articulação com os demais serviços do território, sempre sob o princípio da redução de danos e do respeito à voluntariedade do usuário.

"Já há oferta de parcerias em projetos culturais e artísticos do Centro Histórico e essa rede só potencializa o número de oportunidades que o CAPS poderá oferecer ao seu público", explica Andrade.

O custeio das ações do CAPS também terão apoio do Governo Estadual, que investirá 193 mil reais por mês na nova unidade.

fonte: CETAD Observa

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar