CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de psicofármacos em tentativas de suicídio - Registros do CIAVE em 2004-2006

por CONCEIÇÃO FILHO, Jucelino Nery (et al.) em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CONCEIÇÃO FILHO, Jucelino Nery (et al.) 2007 Vitória, Espírito Santo. Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Centro de Informação Antiveneno - CIAVE Bahia Centro de Informação Antiveneno - CIAVE

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas IdiomaSorted ascending
Apresentação em Evento Texto integral 04 Português

Resumo

De acordo com dados da ONU, o suicídio e a tentativa de suicídio encontram-se entre as 10 principais causas de morte no mundo para indivíduos de todas as idades e entre a segunda ou terceira das maiores causas entre 15 e 34 anos. O Brasil ocupa a nona posição mundial em números absolutos e septuagésima primeira de suicídio no mundo. Nos anos de 1999-2002, os medicamentos corresponderam ao principal agente de intoxicações (28,2%), sendo 19,88% destas envolvendo tentativas de suicídio. Dentre os medicamentos mais empregados nas intoxicações intencionais estão os benzodiazepínicos (28%), com 13% do total ocasionados pelo Diazepam em 2003-2004. Os anticonvulsivantes foram o segundo grupo de maior incidência nas tentativas de auto-extermínio em 2004 e o terceiro em 2003, com a incidência da Carbamazepina de 6,28% e 10,47% respectivamente. Os antidepressivos corresponderam a 10% dos casos de intoxicação: Amitripitilina por 51% e Fluoxetina por 31%, em 2003, e em 2004, 68% e 5,50%, respectivamente. Objetivos: Avaliar a incidência do uso de psicofármacos em tentativas de suicídio, estabelecendo o perfil destes eventos nos casos registrados pelo CIAVE-BA no período de 2004-2006. Método: Realizou-se um estudo retrospectivo dos casos de tentativas de suicídio por medicamentos registrados pelo CIAVE-BA, no período de 2004-2006, dos quais foram selecionados aqueles cujas classes pertencem aos psicofármacos. Variáveis como: idade e sexo dos pacientes, classe dos psicofármacos envolvidos, quantidade de agentes, classificação e evolução dos casos foram tratados estatisticamente através do programa SPSS e avaliados. Resultados: Neste período, o CIAVE registrou 19.249 casos de intoxicações humanas por diversos agentes, sendo 4.281 (22,2%) com o uso de medicamentos. As tentativas de suicídio corresponderam a 41% destes casos, com o predomínio de medicamentos considerados como psicofármacos, sendo os mais freqüentes o fenobarbital, o diazepam, a carbamazepina, o haloperidol e o clonazepam. Conclusão: Deve-se atentar para a importância das intoxicações por esta classe de medicamentos, os quais deveriam ser comercializado e dispensados sob rigoroso controle, de acordo com a legislação, e que tem sido muito utilizado nas intoxicações intencionais. A fácil disponibilidade destes medicamentos e o relativo abuso nas prescrições tendenciam a esta realidade.

Palavras Chave intoxicação, fármaco, suícidio, ciave
Link Artigo
Referência para Citação CONCEIÇÃO FILHO, J. N., Menezes, C. A. S., Silva, P. O., Andrade S. A. B., Araújo, T. S., Pimenta, H. C. Uso de psicofármacos em tentativas de suicídio - registros do CIAVE em 2004-2006. In: Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, 2, 2007, Vitória. Painel. Vitória: Espírito Santos, 2007.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar