CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Filhos Dependentes e Pais Penalizados: Fenomenologia da Drogadição em Cocaína

por SILVA, Annelize Lisita Moreira em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, Annelize Lisita Moreira 2008 Goiânia Goiânia

Instituição de Origem Estado InstituiçãoSorted ascending Instituição Responsável
Pontificia Universidade Católica de Goiás (PUC) Goiás Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 129 Português

Resumo

O presente trabalho pretendeu alcançar dois objetivos: descrever alguns dos significados vivenciados na experiência da dependência química, tanto por parte dos filhos dependentes de cocaína, quanto por parte dos pais, afligidos por tal conduta de seus filhos, e verificar como esse mundo interior ou fenomenal vivenciado se traduz na vida cotidiana dos implicados. Pra isso, foi empregado o método qualitativo de base fenomenológica, pois ele facilita a exploração mais aprofundada e reflexiva dos possíveis significados da referida vivência. Participaram desse estudo: dois pais, duas mães e seus respectivos filhos dependentes. O dado de maior valor heurístico observado foi: 1º) que a experiência da dependência química, nas duas modalidades de vivencia apresentada, como dependente ou como responsável penalizado, pode gerar dois tipos de reação comportamental diferente, de caráter positivo ou negativo; 2º) que a mesma modalidade de reação é compartilhada pelos membros de ambas as famílias pesquisada.

Palavras Chave Dependência química, família, fenomenologia, método qualitativofenomenologico
Link http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=514
Referência para Citação SILVA, A.L.M. Filhos Dependentes e Pais Penalizados: Fenomenologia da Drogadição em Cocaína. 2008. 129f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Pontificia Universidade Católica de Goiás, Goiás.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-GOIÁS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar