CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de Drogas Psicotrópicas Por Policiais Militares de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.

por COSTA, Sérgio Henrique Nascente em

« Voltar

Autor AnoSorted ascending Local de Publicação Local Tema
COSTA, Sérgio Henrique Nascente 2009 Goiânia Goiânia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de Goiás Goiás Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 162 Português

Resumo

Drogas lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, a cocaína, os opióides e as anfetaminas são utilizadas por milhões de pessoas no mundo. Os prejuízos à saúde ocorrem em virtude da intoxicação aguda ou crônica, e também devido às alterações comportamentais e psicomotoras que essas substâncias provocam nos usuários. Uma das situações que merecem especial atenção é o uso de drogas no ambiente de trabalho, notadamente em empresas e/ou instituições que necessitam de constante concentração e equilíbrio emocional nas atividades laborais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre o uso de drogas psicotrópicas em 12 unidades da Polícia Militar do Estado de Goiás, nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Este levantamento foi feito por meio da aplicação de um questionário e da realização de análise toxicológica, em amostras de urina coletadas no início da jornada de trabalho, para a pesquisa de canabinóides, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, opiáceos e benzodiazepínicos. Os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário em 221 sujeitos foram os seguintes: uso na vida – tabaco – 39,9%; álcool – 87,8%; maconha – 8,1%; cocaína – 1,8%; estimulantes – 7,2%; solventes – 10,0%; sedativos, ansiolíticos, antidepressivos – 6,8%; LSD – 0,5%; Bentyl® – 0,5%; anabolic steroids – 5,4%; uso no último ano – tabaco – 15,4%; álcool – 72,9%; estimulantes – 6,3%; solventes – 0.5%; sedativos, ansiolíticos, antidepressivos – 3,7%; uso no mês anterior – tabaco – 14,5%; álcool – 57,5%; estimulantes – 5,0%; solventes – 0,5 %; sedativos, ansiolíticos, antidepressivos – 3,7%. Por outro lado, as 299 amostras de urina obtidas para análise toxicológica foram submetidas aos testes de triagem imunocromatográficos, cujos resultados Resumo xv positivos para canabinóides e anfetaminas foram encaminhados para confirmação por GC/MS. Desta forma, os resultados foram os seguintes: 0,33% de amostras positivas para anfetaminas; 0,67% de amostras positivas para canabinóides; 1,34% para benzodiazepínicos; 97,66% foram de resultados negativos. Assim o percentual total de amostras positivas foi de 2,34%. Não foi encontrado nenhum caso de associação de drogas. Em relação aos casos positivos, 57,1% corresponderam ao uso de benzodiazepínicos; 28,6% ao uso de canabinóides e 14,3% ao uso de anfetaminas. A pesquisa realizada de forma inédita, voluntariamente, em policiais militares revela que estes profissionais, como a comunidade civil em geral, estão sujeitos a riscos semelhantes de se tornarem usuários de drogas lícitas e ilícitas, e alerta em relação à necessidade da implantação de testes de drogas no ambiente de trabalho, visando evitar as conseqüências decorrentes do consumo de substâncias psicoativas.

Palavras Chave drogras psicotrópicas; policiais militares
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação COSTA, S.H.N. Uso de Drogas Psicotrópicas Por Policiais Militares de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. 2009. 162f. Tese (Doutorado em Ciência da Saúde). Universidade Federal de Goiás, Goiás.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFG.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar