CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Drogas Ilícitas: Prevalência e Fatores Associados ao Uso em Adolescentes de Pelotas

por HORTA, Lúcia Lessa em

« Voltar

Autor AnoSorted ascending Local de Publicação Local Tema
HORTA, Lúcia Lessa 2002 Pelotas Pelotas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica de Pelotas Rio Grande do Sul Universidade Católica de Pelotas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 49 Português

Resumo

Objetivo: Determinar a prevalência e os fatores associados ao uso de maconha, solventes e cocaína, na vida e no último mês, em adolescentes da zona urbana da cidade de Pelotas – RS Metodologia: Um estudo transversal de base populacional foi realizado entre os meses de maio e outubro de 2002. Foi selecionada uma amostra sistemática com 90 setores censitários, onde 86 residências foram visitadas e todos os adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos completos eram entrevistados. Eles respondiam a um questionário auto-aplicável e, após, colocavam-no em uma urna. Foi considerado usuário de drogas aquele adolescente que mencionava ter usado pelo menos uma vez qualquer uma das três drogas estudadas.Resultados: Foram entrevistados 960 adolescentes e 79 foram perdas. As prevalências de uso na vida e no mês, para o consumo de qualquer uma das três drogas estudadas, foram 14,3% e 8,6% respectivamente. A maconha foi a droga de maior prevalência, seguida dos solventes e da cocaína. Os principais fatores de risco foram: repetência escolar 1,89 (95% IC 1,23 – 2,91), uso de tabaco 7,68 (95% IC 3,73 - 15,81) e uso de álcool 2,03 (95% IC 1,31 – 3,16). Conclusões: Este estudo demonstra a associação do uso de maconha,solventes e cocaína com o uso de álcool e tabaco. Além disso, a cocaína apresentou prevalências de uso na vida e no último mês muito similares o que indica o fato de que a maioria dos adolescentes que experimentam a droga, segue sendo usuária.

Palavras Chave Adolescentes; drogas; fatores associados; prevalência
Link http://biblioteca.ucpel.tche.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=109
Referência para Citação HORTA, L. L. Drogas Ilícitas: Prevalência e Fatores Associados ao Uso em Adolescentes de Pelotas. 2002. 49f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Comportamento)
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar