CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Estudo das regiões organizadoras nucleolares em citologia exfoliativa da mucosa bucal de pacientes usuários de crack

por THIELE, Magna Carvalho de Menezes em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
THIELE, Magna Carvalho de Menezes 2009 Curitiba Curitiba

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Paraná Pontifícia Universidade Católica do Paraná/ Departamento de Pós-Graduação em Odontologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 60 Português

Resumo

O consumo de drogas ilícitas tem aumentado nos últimos anos. Este fato tem sido considerado um problema de saúde pública. O crack, forma fumável e economicamente viável da cocaína, tornou-se uma droga popular e consumida em todos os meios sociais. Esta droga é capaz de aumentar o risco ao desenvolvimento do câncer na mucosa brônquica e também provocar lesões ulceradas e queimaduras na mucosa bucal. O objetivo deste trabalho foi analisar as regiões organizadoras nucleolares (NORs) por meio da técnica de impregnação por prata (AgNORs? ) em células epiteliais da mucosa bucal em função do uso crônico de crack. A amostra foi composta por 60 indivíduos do sexo masculino divididos em dois grupos; grupo crack - 30 indivíduos usuários de crack; e grupo controle - 30 indivíduos saudáveis e que não faziam uso de qualquer droga ilícita. Amostras de células epiteliais da mucosa bucal foram obtidas de cada participante por meio da citologia exfoliativa em base líquida. Os esfregaços foram processados em laboratório e corados pela técnica do AgNOR? . As NORs foram aleatoriamente contadas em 100 núcleos celulares por esfregaço usando a microscopia de luz. O teste t de Student foi aplicado e a média de NORs para os grupos crack e controle foram 7,1 ± 2,7 e 3,8 ± 1,7, respectivamente. A diferença entre os grupos foi estatisticamente diferente (p < 0,001). Como as NORs estão diretamente relacionadas com a síntese protéica, este número elevado nas células do grupo crack reforça a hipótese de que a mucosa bucal dos indivíduos usuários de crack apresenta uma maior atividade proliferativa quando comparada a dos indivíduos não usuários.

Palavras Chave Regiões Organizadoras Nucleolares; citologia; mucosa bucal; cocaína; crack
Link http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1541
Referência para Citação THIELE, M. C. M. Estudo das regiões organizadoras nucleolares em citologia exfoliativa da mucosa bucal de pacientes usuários de crack. 2009. 60f. Dissertação (Mestrado em Odontologia). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Paraná.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-PARANÁ.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar