CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O Ensino do Fenômeno das Drogas na Faculdade de Enfermagem da UERJ: Estratégias Pedagógicas Desenvolvidas pelos Docentes

por PASSANHA, Halyne Limeira em

« Voltar

AutorSorted ascending Ano Local de Publicação Local Tema
PASSANHA, Halyne Limeira 2008 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 127 Português

Resumo

Este estudo tem como objeto as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ensino de conteúdos relativos ao fenômeno das drogas na formação profissional dos Enfermeiros. Tem como objetivos identificar as concepções dos docentes sobre o fenômeno das drogas; verificar as percepções dos docentes no que se relaciona ao uso/abuso de drogas; analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ensino de conteúdos sobre drogas, discutir as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores correlacionando-as com os modelos explicativos para uso/abuso de drogas. O decurso metodológico se deu através de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O cenário do estudo foi a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos da pesquisa os docentes que abordam em algum momento da formação dos Enfermeiros os conteúdos referentes ao fenômeno das drogas. Foram entrevistados 10 docentes que possuem vínculo efetivo com a instituição, sendo cumpridos todos os preceitos estabelecidos pelo decreto 196/96 para pesquisa com seres humanos. O estudo foi cadastrado no SISNEP e submetido à avaliação do Conselho de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um roteiro contendo 8 questões de identificação dos sujeitos e 6 questões abertas relativas ao objeto de estudo. A coleta de dados foi realizada no período de abril a agosto de 2007. Os dados coletados foram tratados conforme o referencial metodológico da análise de conteúdo temática segundo Bardin. Da análise surgiram 3 categorias, a saber: Concepções dos Professores da FENF/UERJ sobre o Fenômeno das Drogas, Percepções dos Docentes sobre o Uso/Abuso de Drogas, Estratégias Pedagógicas Adotadas pelos Docentes para o Ensino do Fenômeno das Drogas, sendo a última categoria a mais expressiva contendo o maior número de unidades de registro. Da análise das falas dos docentes conclui-se que o ensino sobre o fenômeno das drogas na Faculdade de Enfermagem se apresenta num movimento crescente de complexidade dentro do currículo da FENF, está embasado nos modelos biomédico e psicossocial para o uso/abuso de drogas e as estratégias teórico-práticas se fundamentam na teoria da problematização de Paulo Freire, conforme preconizado no arcabouço teórico do currículo da FENF. Os dados evidenciaram que ainda existem lacunas na formação dos futuros enfermeiros no que se refere aos conteúdos sobre o fenômeno das drogas e que a capacitação dos professores da Faculdade de Enfermagem é uma estratégia de extrema importância para que o ensino sobre drogas acompanhe as tendências nacional e mundial deste fenômeno de natureza macroestruturante.

Palavras Chave Enfermagem; educaçãoe em enfermagem; fenômeno das drogas; currículo
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação PASSANHA, H. L. O Ensino do Fenômeno das Drogas na Faculdade de Enfermagem da UERJ: Estratégias Pedagógicas Desenvolvidas pelos Docentes. 2008. 127f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UERJ.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar