CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A escuta de usuários de crack no contexto de comunidade terapêutica

por SAFT, Letícia em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SAFT, Letícia 2008 São Leopoldo São Leopoldo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Vale do Rio dos Sinos Rio Grande do Sul Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Formato da ObraSorted ascending Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 129 Espanhol

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de tratamento de usuários de crack internados na Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus do Vale dos Sinos – Vida Vale, a partir da inclusão da proposta de escuta psicanalítica. Essa se desdobra nos seguintes objetivos específicos: investigar a relação dos sujeitos com a droga, especialmente no uso de crack; analisar as modificações do lugar da droga, mais especificamente do crack para os sujeitos nas diferentes etapas do tratamento e pesquisar a possibilidade de mudança subjetiva na sistemática do tratamento na Comunidade Terapêutica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa adotando como ferramenta a pesquisa-intervenção com referencial teórico psicanalítico, utilizando-se do processo de escrita como ato de pesquisa clínica. Como resultados, temos a compreensão do processo de tratamento, a partir de três diferentes momentos. Primeiramente, a adesão ao programa de tratamento, onde os sujeitos se perceberam precisando se pensar enquanto sujeitos a partir da disposição inicial de deixar o uso de drogas. Em seguida, o momento em que começaram a pensar em si e realizar um processo interno de mudança subjetiva. Finalizando, terceiro momento em que conseguiram se olhar e perceber algumas mudanças nessa ordem, configurando assim, a importância e a efetivação da escuta, concebida pela psicanálise, como ferramenta no processo de mudança da posição subjetiva dos sujeitos que realizam tratamento na Comunidade Terapêutica.

Palavras Chave Tratamento; crack; psicanálise; comunidade terapêutica; dependência química
Link http://bdtd.unisinos.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=966
Referência para Citação SAFT, L. A escuta de usuários de crack no contexto de comunidade terapêutica. 2008. 129f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNISINOS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar