CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Concepções dos Instrutores do Programa Educacional de resistência às drogas e à violência sobre sua formação

por PEROVANO, Dalton Gean em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PEROVANO, Dalton Gean 2006 Curitiba Curitiba

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Paraná Paraná Universidade Federal do Paraná/Programa de Pós-Graduação em Educação

Formato da Obra Formato DisponívelSorted ascending Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 206 Português

Resumo

A dissertação intitulada “Concepções dos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência sobre a sua formação”, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, que tem por fim estudar concepções de formação do policial-militar que atua no PROERD do Paraná. O trabalho verifica que os instrutores do PROERD, a partir de sua formação inicial, possuem necessidades e expectativas que poderão contribuir para o aumento de seu nível profissional. Foi realizada a comparação de teorias e práticas da educação para a constituição desse profissional, pois a formação desse educador exige um saber profissional específico, assim como procurou-se demonstrar quais estratégias de ensino serão necessárias e poderão contribuir para a melhora na compreensão e aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem do educador do Proerd e de seus educandos. Para a coleta de dados foi utilizado questionário semi-estruturado, bem como, realizou-se a técnica de observação participante e análise de conteúdo. Para o desenvolvimento do trabalho discutiu-se a formação do policial militar instrutor do Proerd, no sentido de sua caracterização como educador social. No trabalho foram enfocados aspectos acerca da educação preventiva, políticas públicas sobre drogas, formação de educadores sociais e, assuntos que encontram comum ligação com os temas principais, como adolescência, família, formação de professores, e outros. O trabalho concluiu que o educador do PROERD percebe que a sua formação inicial não é suficiente para o atendimento às necessidades cotidianas da prática docente, pelas lacunas que observa no seu conhecimento profissional, necessitando sobretudo de conhecimentos psicopedagógicos, do conteúdo didático e da leitura teórica do contexto social.

Palavras Chave Educação preventiva; educador social
Link http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/1884/14444/1/Dissert.%20Dalton.pdf
Referência para Citação PEROVANO, D. G. Concepções dos Instrutores do Programa Educacional de resistência às drogas e à violência sobre sua formação. 2006. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Paraná
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar