CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Usuarios de Cocaina e Aids : Um Estudo Sobre Comportamentos de Risco

por AZEVEDO, Renata Cruz Soares de em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
AZEVEDO, Renata Cruz Soares de 2000 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica

Formato da ObraSorted ascending Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 248 Português

Resumo

Objetivo - Caracterizar usuários de cocaína (uso pelas vias injetável e/ou pulmonar) do ponto de vista sociodemográfico, do comportamento sexual e de uso de drogas, do conhecimento e atitudes com relação à AIDS e detectar a soroprevalência para o HIV. Material e método - Foi realizado um estudo descritivo com 252 usuários de cocaína. Procedeu-se à aplicação do instrumento da OMS para o PSA: "Estudo Multicêntrico de Comportamentos e Soroprevalência para o HIV entre UDI" e testagem sorológica para detecção do HIV. Os dados foram analisados usando-se a Análise de Correspondências Múltiplas, estabelecendo-se similaridades e diferenças entre os subgrupos, UDI / DC, soropositivos e soronegativos. Resultados - A amostra estudada caracterizou-se por: ser predominantemente do sexo masculino (98%), ter menos de 30 anos (73%), ter vínculo empregatício (51%), policonsumo relatado em 76% dos casos, atividade sexual semanal em 47% dos entrevistados, fazer pouco uso de preservativos mesmo em caso de prostituição, em sua totalidade referindo ter informações sobre AIDS, porém, 51 % relatando não ter modificado em nada o seu comportamento desde o surgimento da AIDS. A soroprevalência global para o HIV foi de 20%, sendo 33% em UDls e 11% em UCs. Conclusões - O comportamento sexual dos usuários de drogas da amostra estudada pode ser considerado fator de risco para a contaminação pelo HIV. Os ~uários desta amostra diferenciam-se quanto às variáveis sociodemográficas, uso de cocaína e soroprevalência para HIV de acordo com o locus de origem. A soroprevalência para () HIV entre os UDls da amostra é compatível com os dados apontados na literatura. A taxa de soroprevalência do HIV encontrada nos DCs é um dado significativo. O uso de cocaína injetável apresenta maior risco de contaminação para HIV do que o uso de crack. Os usuários de cocaína deste estudo têm acesso à informações sobre HIV/ AIDS, não fazendo, no entanto, uso pleno destes conhecimentos. É necessário criar estratégias preventivas à contaminação e disseminação do HIV para a população de usuários de cocaína, inclusive para aqueles que não privilegiam a via injetável

Palavras Chave AIDS (Doença) , Cocaina , Drogas , Toxicomania
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000211356
Referência para Citação AZEVEDO, R. C. S. Usuarios de Cocaina e Aids : Um Estudo Sobre Comportamentos de Risco. 2000. 248f. Tese (Doutorado em Clínica Médica).
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar