CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Usuarios de Cocaina e Aids : Um Estudo Sobre Comportamentos de Risco

por AZEVEDO, Renata Cruz Soares de em

« Voltar

Autor Ano Local de PublicaçãoSorted ascending Local Tema
AZEVEDO, Renata Cruz Soares de 2000 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 248 Português

Resumo

Objetivo - Caracterizar usuários de cocaína (uso pelas vias injetável e/ou pulmonar) do ponto de vista sociodemográfico, do comportamento sexual e de uso de drogas, do conhecimento e atitudes com relação à AIDS e detectar a soroprevalência para o HIV. Material e método - Foi realizado um estudo descritivo com 252 usuários de cocaína. Procedeu-se à aplicação do instrumento da OMS para o PSA: "Estudo Multicêntrico de Comportamentos e Soroprevalência para o HIV entre UDI" e testagem sorológica para detecção do HIV. Os dados foram analisados usando-se a Análise de Correspondências Múltiplas, estabelecendo-se similaridades e diferenças entre os subgrupos, UDI / DC, soropositivos e soronegativos. Resultados - A amostra estudada caracterizou-se por: ser predominantemente do sexo masculino (98%), ter menos de 30 anos (73%), ter vínculo empregatício (51%), policonsumo relatado em 76% dos casos, atividade sexual semanal em 47% dos entrevistados, fazer pouco uso de preservativos mesmo em caso de prostituição, em sua totalidade referindo ter informações sobre AIDS, porém, 51 % relatando não ter modificado em nada o seu comportamento desde o surgimento da AIDS. A soroprevalência global para o HIV foi de 20%, sendo 33% em UDls e 11% em UCs. Conclusões - O comportamento sexual dos usuários de drogas da amostra estudada pode ser considerado fator de risco para a contaminação pelo HIV. Os ~uários desta amostra diferenciam-se quanto às variáveis sociodemográficas, uso de cocaína e soroprevalência para HIV de acordo com o locus de origem. A soroprevalência para () HIV entre os UDls da amostra é compatível com os dados apontados na literatura. A taxa de soroprevalência do HIV encontrada nos DCs é um dado significativo. O uso de cocaína injetável apresenta maior risco de contaminação para HIV do que o uso de crack. Os usuários de cocaína deste estudo têm acesso à informações sobre HIV/ AIDS, não fazendo, no entanto, uso pleno destes conhecimentos. É necessário criar estratégias preventivas à contaminação e disseminação do HIV para a população de usuários de cocaína, inclusive para aqueles que não privilegiam a via injetável

Palavras Chave AIDS (Doença) , Cocaina , Drogas , Toxicomania
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000211356
Referência para Citação AZEVEDO, R. C. S. Usuarios de Cocaina e Aids : Um Estudo Sobre Comportamentos de Risco. 2000. 248f. Tese (Doutorado em Clínica Médica).
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar