CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Estudo das representações sociais da maconha entre agentes comunitários de saúde

por ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de; CASTANHA, Alessandra Ramos; BARROS, Airton Pereira do Rêgo; CASTANHA, Christiane Ramos em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de; CASTANHA, Alessandra Ramos; BARROS, Airton Pereira do Rêgo; CASTANHA, Christiane Ramos 2006    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Ciências e Saúde Coletiva   Scientific Electronic Library Online - SciELO?

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 10 Português

Resumo
Tendo em vista o aumento do uso abusivo de substâncias psicoativas, em particular a maconha, na realidade brasileira, a presente pesquisa teve como objetivo verificar as representações sociais de agentes comunitários de saúde (ACS’s) acerca do uso da maconha. Participaram 70 ACS’s, de ambos os sexos, com média de idade de 26 anos. Foram utilizados como instrumentos: entrevistas semi-estruturadas e o Teste de AssociaçãoLivre? de Palavras (Talp). Os dados das entrevistas foram categorizados pela análise de conteúdotemática de Bardin (1977) e os Talp foram processados pelo software Tri-Deux-Mots, por meio da Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados sugeriram representações da maconha como planta e droga alucinógena que pode alterar o metabolismo humano. No que se refere às conseqüências na vida do usuário os ACS’s objetivaram, de forma majoritária, atitudes de violência que ocasionam problemas relacionados à saúde e à família, contribuindo para iniciação a outras drogas e dependência. Concluiu-se pela importância da intervenção dos ACS’s na educação preventiva em saúde, com o intuito de diminuir o uso indevido de drogas.

Palavras Chave Drogas,Maconha,Agente Comunitários de Saúde,Representação
Link Artigo
Referência para Citação ARAÚJO, L. Et al. Estudo das representações sociais da maconha entre agentes comunitários de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 11(3), 2006. p.827-836.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar