CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários

por COUTINHO,Maria da Penha de L.; DE ARAÚJO,Ludgleydson Fernandes; GONTIÈS,Bernard em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
COUTINHO,Maria da Penha de L.; DE ARAÚJO,Ludgleydson Fernandes; GONTIÈS,Bernard 2004 Maringá, PR  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
  Paraná  

Formato da Obra Formato DisponívelSorted ascending Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 09 Português

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo comparar as representações sociais dos universitários concluintes de cursos das áreas tecnológica, da saúde e jurídica acerca do uso da maconha. Dela participaram 60 universitários, de ambos os sexos, com idade entre 22 e 30 anos. Foram utilizados como instrumento entrevistas semi-estruturadas e o material coletado categorizado através da análise de conteúdo temática de Bardin (1977). Os dados obtidos entre os universitários possibilitaram representações consensuais e particularidades de acordo com os campos de atuação profissional. Os universitários de direito objetivaram suas representações com base nas questões legais e sociais; os de saúde, nas concepções médico-orgânica e psicossocial; e os de tecnologia fundamentaram suas representações em elementos psicossociais. Conclui-se haver a necessidade da formulação/mudança de estratégias que sirvam de subsídios/dados à formação de profissionais, principalmente das áreas de saúde e jurídica, para serem aplicados nas suas práticas futuras de intervenção junto aos usuários de drogas e seus familiares, bem como na implementação de políticas públicas de educação e promoção da saúde.

Palavras Chave maconha, universitários, representações sociais.
Link http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n3/v9n3a14.pdf
Referência para Citação COUTINHO,Maria da Penha de L.; DE ARAÚJO,Ludgleydson Fernandes e GONTIÈS,Bernard. Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários. Psicol. estud. vol.9 no.3 Maringá Sept./Dec. 2004 Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n3/v9n3a14.pdf >.
Observação Material integrado com o site SCIELO BRASIL.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar