CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumo de substâncias psicoativas entre estudantes de rede privada.

por GODOI, Alcinda Maria Machado; MUZA, Gilson Maestrini; COSTA, Marisa Pacini; GAMA, Maria Lydia Teixeira em

« Voltar

AutorSorted ascending Ano Local de Publicação Local Tema
GODOI, Alcinda Maria Machado; MUZA, Gilson Maestrini; COSTA, Marisa Pacini; GAMA, Maria Lydia Teixeira 1991 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo São Paulo Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 6 Português

Resumo

Em uma amostra de 1.441 alunos, representativa de estudantes de primeiro e segundo graus da rede privada do Distrito Federal (Brasil), foi realizado, em 1988, pesquisa com o objetivo de determinar a prevalência de consumo de álcool, fumo e drogas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionário adotado pela OMS, modificado. As prevalências do uso de substâncias psicoativas na vida (incluindo desde a experimentação até o uso diário) mostraram taxas de 67,2% para o álcool, 28,7% para o fumo, 13,9% para os inalantes, 6,1% para a maconha e 1,8% para a cocaína. O consumo da maioria das drogas mostrou-se crescente com a idade. Em relação ao sexo, as drogas ilícitas foram mais freqüentemente utilizadas pelos homens.

Palavras Chave Consumo de substâncias psicoativas; Estudantes; Rede privada; Abuso de substâncias; Alcoolismo; Fumo; Estudos de prevalência
Link Artigo em periódico
Referência para Citação GODOI, A. M. M.; MUZA, G. M.; COSTA, M. P.; GAMA, M. L. T. Consumo de substâncias psicoativas entre estudantes de rede privada.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar