CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Pesquisa-ação com mulheres detentas sobre sexualidade, DST - Aids e drogas

por GIORDANI, Annecy Tojeiro em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local TemaSorted ascending
GIORDANI, Annecy Tojeiro 2000 Ribeirão Preto  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo São Paulo Universidade de São Paulo/ Escola de enfermagem de Ribeirão Preto/ Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 172 Português

Resumo

Sensibilizadas com as questões relativas à sexualidade, DST, aids e drogas, voltadas principalmente para pessoas em detenção em sistema penitenciário, procuramos desenvolver esta pesquisa-ação com 49 mulheres detentas de três cadeias públicas femininas do interior paulista, objetivando levantar com elas seus problemas frente à sexualidade, DST, aids e drogas, trabalhando a seguir, um programa educativo sobre estes temas, possibilitando-lhes, conhecimentos e habilidades nesta área, bem como, preparando-as para serem agentes multiplicadores. Coletamos os dados através de entrevistas individuais gravadas, a partir de questionário aberto e com questões norteadoras as quais nos permitiram qualitativamente verificar o significado positivo que as mulheres dão à vida, à família, sublimando a maternidade. Sentem profunda tristeza pela situação em que se encontram, sendo que a maioria está presa devido ao uso e tráfico de drogas. Praticam qualquer tipo de sexo, mais preferem o vaginal. São promíscuas e algumas bissexuais. Atribuem às DST-aids, a desinformação do povo e possuem grande interesse em saber e participar de atividades educativas no interior das cadeias sobre estas temáticas. Algumas revelam presença de DST em sua vida, referindo-se ao uso inadequado do preservativo, afirmando ser difícil negociar sexo seguro com o parceiro. Demonstram conhecimento simples às vezes ingênuo sobre sexualidade, sexo, DST-aids e drogas e não desenvolvem a consciência para a mudança de comportamento. Depreendemos então, que estas mulheres não têm preparo para lidarem com a sua sexualidade e contra às DST-aids e drogas.

Palavras Chave drogas, mulheres detentas, AIDS, sexualidade
Link ARTIGO
Referência para Citação GIORDANI, Annecy Tojeiro. Pesquisa-ação com mulheres detentas sobre sexualidade, DST - Aids e drogas. São Paulo/SP. Disertação de Mestrado. Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, 2000.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital da USP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar