CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Apreciação de propagandas de cerveja por adolescentes: relações com a exposição prévia às mesmas e o consumo de álcool

por VENDRAME, A.; PINSKY, I.; FARIA, R.; SILVA, R. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VENDRAME, A.; PINSKY, I.; FARIA, R.; SILVA, R. 2009 São Paulo Brasil

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz São Paulo Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz

Formato da Obra Formato DisponívelSorted ascending Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 7 Português

Resumo

No Brasil, evidências epidemiológicas entre jovens e adolescentes indicam preocupante padrão de consumo de álcool. Entre os fatores que influenciam o consumo dos mais jovens estão as estratégias de publicidade. Pretendeu-se avaliar a relação entre apreciação das propagandas televisivas de cerveja, exposição a essas propagandas e consumo de álcool entre adolescentes. Trinta e duas propagandas recentes foram exibidas a 133 estudantes, de 1º e 2º anos do Ensino Médio de escolas públicas de São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. Para cada propaganda, atribuíram notas (0 a 10) representando a apreciação e quantas vezes já tinham assistido cada uma anteriormente (exposição). Responderam se consumiam álcool e com qual freqüência. Dez das 32 propagandas foram incluídas na análise estatística (as cinco mais e as cinco menos apreciadas). As cinco propagandas mais apreciadas já tinham sido assistidas anteriormente, o que não ocorreu com as menos pontuadas. Ademais, entre as cinco mais apreciadas, notas estatisticamente maiores foram atribuídas pelos adolescentes que consumiram cerveja no último mês. O estudo encontrou uma relação positiva entre apreciação e exposição, bem como com o consumo de álcool.

Palavras Chave Consumo de Bebidas Alcoólicas, Álcool, Publicidade, Adolescentes, Mídia
Link Artigo em periódico
Referência para Citação VENDRAME, A.; PINSKY, I.; FARIA, R.; SILVA, R. Apreciação de propagandas de cerveja por adolescentes: relações com a exposição prévia às mesmas e o consumo de álcool. Cad. Saúde Pública [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 359-365.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar