CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A política antidrogas brasileira: velhos dilemas

por GARCIA, M. L. T.; LEAL, F. X.; ABREU, C. C. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GARCIA, M. L. T.; LEAL, F. X.; ABREU, C. C. 2008 Santa Catarina Brasil

Instituição de Origem Estado InstituiçãoSorted ascending Instituição Responsável
Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal de Santa Catarina

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 10 Português

Resumo

O debate atual sobre drogas tem sido organizado em torno de discursos científicos que tendem a configurar a questão ora como problema de segurança pública (relacionado ao tráfico e à repressão), ora como problema de saúde pública (relacionado à repressão da demanda por um lado e à redução de danos por outro). O presente texto traz uma reflexão que busca configurar como a política de enfrentamento às drogas no Brasil enseja em suas proposições uma luta entre as lógicas de segurança pública e de saúde pública expressas no embate entre as duas políticas instituídas pelo governo brasileiro no enfrentamento à questão - a política nacional antidrogas regulamentada em 2003 pela Secretaria Nacional Antidrogas (estrutura criada no governo Fernando Henrique Cardoso - FHC - por meio da medida provisória nº 1669, de 1998, e modificada no governo Lula para "Política Pública Sobre Drogas") e a Política de Atenção Integral ao Usuário de Álcool e Drogas do Ministério da Saúde (também formulada no governo FHC).

Palavras Chave Política antidrogas, Legislação brasileira, Lei de drogas, Saúde pública, Segurança pública
Link Artigo em periódico
Referência para Citação GARCIA, M. L. T.; LEAL, F. X.; ABREU, C. C. A política antidrogas brasileira: velhos dilemas. Psicol. Soc. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp. 267-276.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar