CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Conocimientos y practicas sobre el consumo de tabaco en estudiantes de pregrado de farmacia, Lima, Peru

por DANJOY LEON, Delia; FERREIRA, Paulo Sérgio; PILLON, Sandra Cristina em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
DANJOY LEON, Delia; FERREIRA, Paulo Sérgio; PILLON, Sandra Cristina 2011 São Paulo, Peru Lima - Peru

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Espanhol

Resumo

O objetivo do estudo foi determinar os conhecimentos e as práticas do uso de tabaco entre estudantes de farmácia, segundo os aspectos sociodemográficos e acadêmicos. Participaram 276 (55,2%) estudantes de farmácia de uma universidade privada peruana. Foi utilizada a Encuesta Global de Tabaco para jovens - GYTS. Identificou-se a prevalência do uso na vida de tabaco em 93,7% dos homens e 77,6% das mulheres. A idade de início do consumo ocorreu aos 16 anos. A prevalência de uso na vida para o álcool foi de 70,8% e, para as drogas ilegais, 14,1% para a maconha. Existe porcentagem elevada de estudantes que fizeram uso na vida e, ainda, consomem tabaco, nesta amostra. A maioria dos estudantes iniciou o uso de drogas aos 16 anos. Existe forte associação entre o consumo de tabaco entre os que possuem pelo menos um dos pais fumantes e a exposição ao fumo dentro de casa.

Palavras Chave Conhecimento; Prática Associada; Tabagismo; Estudantes; Farmácia
Link Artigo
Referência para Citação DANJOY LEON, Delia; FERREIRA, Paulo Sérgio; PILLON, Sandra Cristina. Conocimientos y practicas sobre el consumo de tabaco en estudiantes de pregrado de farmacia, Lima, Perú. Rev. Latino-Am. Enfermagem,  Ribeirão Preto,  v. 18,  n. spe, June  2010 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000700014&lng=en&nrm=iso>. access on  16  Apr.  2012.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar