CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Transtorno do rótulo – a relação entre problemas de conduta e uso de drogas em adolescentes.

por MORIHISA, Rogerio Shigueo; BARROSO, Lúcia Pereira  and  SCIVOLETTO, Sandra. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MORIHISA, Rogerio Shigueo; BARROSO, Lúcia Pereira  and  SCIVOLETTO, Sandra. 2007 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição ResponsávelSorted ascending
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Verificar como o transtorno de conduta e os problemas de conduta se associam ao gênero, a idade de início do uso de drogas e aos tipos de drogas consumidas. MÉTODO: Realizou-se teste de associação entre presença de comorbidade e sexo. As médias de idade do primeiro uso de cada droga foram comparadas com as médias de idade da primeira prisão e das práticas do primeiro roubo e do primeiro tráfico. RESULTADOS: Aproximadamente 59% dos adolescentes já haviam praticado algum tipo de roubo, 38,6% já haviam sido presos, 32,3% possuíam história pregressa de tráfico de drogas, 24,1% tinham depressão e 9,6% transtorno de conduta. A prevalência de problemas de conduta foi de 65,2%. Tabaco, álcool, maconha e cocaína foram usados antes do primeiro roubo, do primeiro tráfico e da primeira prisão. DISCUSSÃO: Os atos ilegais ocorreram posteriormente ao início do uso de drogas, denotando ser conseqüência deste consumo ou, talvez, conseqüência da "invisibilidade social" (sensação de não-pertencimento a nada ou a ninguém) pela qual passam estes jovens. CONCLUSÕES: A rotulação destes jovens como portadores de transtorno de conduta pode ofuscar uma realidade bem diferente, além de submetê-los a uma maior marginalização e estigmatização.

Palavras Chave Diagnóstico duplo (Psiquiatria); Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Transtorno da conduta; Saúde do adolescente; Prevalência
Link Artigo
Referência para Citação MORIHISA, Rogerio Shigueo; BARROSO, Lúcia Pereira  and  SCIVOLETTO, Sandra. Labeling disorder: the relationship between conduct problems and drug use in adolescents. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2007, vol.29, n.4, pp. 308-314.  Epub May 22, 2007. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar