CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Álcool e agentes comunitários de saúde: um estudo das representações sociais.

por CASTANHA, Alessandra Ramos and ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CASTANHA, Alessandra Ramos and ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. 2006 Paraíba Pernambuco

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição ResponsávelSorted ascending
Psico-USF São Paulo Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 10 Português

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar as Representações Sociais de Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) acerca do uso do álcool. Participaram 70 ACS's da cidade de Ipojuca -PE, de ambos os sexos, com média de idade 26 anos. Foram utilizados como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e o Teste de Associação Livre de Palavras. O material coletado pela entrevista foi categorizado pela análise de conteúdo temática e os do teste de associação foram processados pelo software Tri-Deux-Mots, através da análise fatorial de correspondência. Os dados obtidos entre os ACS's revelaram representações do álcool como uma droga prejudicial à saúde e que pode levar à morte. No que se refere às conseqüências na vida do usuário, de forma majoritária os ACS's apontaram os problemas familiares decorrentes do álcool. Conclui-se da necessidade de intervenções no âmbito da prevenção primária com o intuito de diminuir as conseqüências advindas do uso abusivo do álcool.

Palavras Chave Álcool, Agentes comunitários de saúde, Representações sociais.
Link Artigo
Referência para Citação CASTANHA, Alessandra Ramos and ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. Álcool e agentes comunitários de saúde: um estudo das representações sociais. Psico-USF (Impr.) [online]. 2006, vol.11, n.1, pp. 85-94
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar