CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Estudo descritivo do uso de drogas em adolescentes de educação média supeiror da cidade de monterrey, Nova Leon, México

por MARTINEZ RODRIGUEZ, Gregorio  e  LUIS, Margarita Antonia Villar. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MARTINEZ RODRIGUEZ, Gregorio  e  LUIS, Margarita Antonia Villar. 2004 São Paulo, México México

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de PáginasSorted ascending Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Espanhol

Resumo

Buscou-se estabelecer o perfil de consumo de drogas lícitas e ilícitas, padrões de consumo e estratégias de enfrentamento e resistência ao álcool, tabaco e outras drogas em adolescentes de educação média superior. O estudo fundamentou-se nos conceitos de autores especializados no tema, considerando-se as características comportamentais, psicológicas normativas da pessoa. A amostra, não probabilística, consistiu de 325 jovens. Os resultados indicaram que 67%, 65% e 7% dos adolescentes aceitaram haver usado álcool, tabaco e maconha alguma vez na vida respectivamente e no último mês, 33%, 38% e 3% essas mesmas substâncias; 65% consideram que a maioria de seus companheiros fez uso; 56% tiveram que recusar uma vez a oferta de álcool, 64% tabaco e 51% maconha, no último mês. Com base nesses achados recomenda-se a implementação de um programa de prevenção orientado a apoiar os aportes dos adolescentes para resistir à pressão para o consumo.

Palavras Chave uso de drogas; estudantes; enfermagem
Link Artigo em espanhol
Referência para Citação MARTINEZ RODRIGUEZ, Gregorio  e  LUIS, Margarita Antonia Villar. Estudio descriptivo del uso de drogas en adolescentes de educación media superior de la ciudad de Monterrey, Nueva León, México. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2004, vol.12, n.spe, pp. 391-397. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar