CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

PROJETO MOVIMENTANDO A RUA

CAPS AD PERNAMBUÉS CAPACITA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA


PROJETO MOVIMENTANDO A RUA


O Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPS ad Pernambués), Distrito Sanitário Cabula/Beiru, Secretaria Municipal da Saúde, através do seu dispositivo territorial Espassos da Rua (Consultório de Rua), em parceria com o Movimento Nacional de População em Situação de Rua ( MOV. POP. ), iniciou o curso de capacitação em prevenção e atenção ao uso indevido de drogas, no dia 29 de outubro às 14h. O primeiro tema abordado foi a “Autoestima e o fortalecimento das potencialidades humanas” que teve como facilitador o psicólogo Marcello Ladeia, e o segundo tema foi “Drogas: Classificações e seus Tipos de Usos” apresentado pelas Terapeutas Ocupacionais Fernanda Moura e Michelle Campos e a Enfermeira Renata Maciel. Cada apresentação teve a participação de aproximadamente 100 integrantes do movimento. Enquanto os adultos debatem os temas, o Projeto Movimentando a Rua criou também um espaço lúdico para as crianças e adolescentes, em que eles participam de brincadeiras, pinturas, teatros de fantoche e exibição de filmes infantis.

Uma vez por mês, ao longo de um ano, uma equipe multidisciplinar do Caps ad Pernambués, se reunirá na sede do MOV.POP. no Pelourinho, com os integrantes do movimento, no intuito de ampliar o conhecimento acerca das questões envolvidas no uso abusivo de substâncias psicoativas e suas particularidades.

O último tema abordado foi “Por que os humanos usam drogas?” que ocorrereu no dia 17 de dezembro, às 14 horas, na sede do Movimento.

O Espassos da Rua, foi criado no Caps ad, como estratégia para atender crianças, adolescentes e jovens em situação de rua. Coordenado pela Enfermeira Renata Maciel, e a Terapeuta Ocupacional Michelle Campos, o projeto é formado por uma equipe multidisciplinar, cujo modelo de atuação é pautado na estratégia de Redução de Danos, estratégia que valoriza o cuidado com a própria saúde, sensibilizando e implicando o sujeito em seu próprio tratamento.

Em 2010 o Projeto foi selecionado pelo Ministério da Saúde para integrar o programa de Consultórios de Rua Nacional, pelo reconhecido trabalho desenvolvido no Largo dos Mares, em Salvador.

Logo_Espassos.jpg


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar