CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

ENSP comemora 30 anos do curso de saúde mental

Criado na ENSP em 1982, o curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial foi pioneiro na formação de quadros para a reforma psiquiátrica brasileira e ajudou a construir conceitos e políticas para essa área. Na intenção de celebrar as três décadas de curso, a Escola Nacional de Saúde Pública recebe o psiquiatra italiano Ernesto Venturini, que irá proferir a palestra Saúde Mental e Direitos Humanos: o crime louco. O evento, coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, acontecerá no dia 11 de outubro, às 9h30, no salão internacional da ENSP. A atividade será aberta aos interessados, com transmissão ao vivo pela internet.

Internacionalmente reconhecido por seu engajamento pela luta antimanicomial em seu país de origem, Venturini também irá promover, durante o evento, o lançamento do seu último livro O Crime Louco. Participam ainda da atividade, o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental do MS, Roberto Tykanori, e o ex-coordenador, Pedro Gabriel Delgado, que também foi coordenador do curso de Saúde Mental da ENSP, além de Marta Zappa e Maurício Lougon, também ex-coordenadores do curso.


Uma estratégia política de formação

O curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial nasceu a partir de um convênio da Escola Nacional de Saúde Pública com a Colônia Juliano Moreira em 1982. O objetivo era formar profissionais voltados para uma nova concepção e transformação do modelo psiquiátrico – predominantemente exilar. “Era um modelo bastante diferenciado do que temos hoje, com muitas denúncias de violência e maus-tratos. Começamos a formar profissionais que fizessem algo diferente. O curso foi uma estratégia política de formação”, admitiu Paulo Amarante, coordenador desde os anos 1990.

Transmissão ao vivo do evento: Clique aqui!

Para maiores informações acesse: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/31128

cartaz_30anos_saude_mental.jpg


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar