CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Saúde seleciona projetos de Comunidades Terapêuticas

Da Redação

O Ministério da Saúde deverá abrir inscrições, na próxima semana, para a seleção de projetos voltados a reinserção social de pessoas com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas, conforme edital divulgado no mês passado (13) e que revoga a seleção com mesmo fim, publicada em 27 de janeiro.

Poderão concorrer projetos inscritos por instituições privadas que prestem serviços de atenção em regime de residência (comunidades terapêuticas), as quais não devem ter fins lucrativos e nem serem financiadas pelo Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

As propostas selecionadas receberão recursos totais que vão de 45 mil a 108 mil reais por instituição, de acordo com o número de modalidades contempladas pelo projeto.

São quatro as modalidades solicitadas pelo edital, sendo que os projetos deverão contemplar no mínimo duas. São elas: arte e cultura; habilidades sociais e técnicas para a resolução de problemas e/ou mediação de conflitos; atividades esportivas e/ou para condicionamento físico; e atividades formativas profissionalizantes e/ou de resgate de habilidades e capacidades.

Para cada modalidade haverá critérios de seleção, dando-se preferência às propostas que promovam interação social e atividades fora do contexto da instituição. Tais critérios visam aproximar os projetos das diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental.

Além disso, as instituições devem ter licença válida de atuação dentro das normas das RDC 29 ou 101 da ANVISA e também devem comprovar experiência de atuação de no mínimo 3 anos, junto ao público de usuários de álcool e outras drogas.



create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar