Cooperar ou colaborar?

Talvez isto também seja encarado como mais um preciosismo gramatical, mas é necessário termos certeza de alguns conceitos que usamos tão amplamente (se é que esta certeza existe em algum lugar...)

Um destes conceitos que me inspira muita dúvida é o "COLABORAR" e o "COOPERAR". O que é isto que estamos tentando fazer na escrita coletiva? O que realmente queremos?

Tentando elucidar um pouco minhas andanças conceituais entre colaborar e cooperar, encontrei alguns recortes que podem auxiliar neste processo:

Colaborar é contribuir, enquanto cooperar é um trabalho coletivo, com objetivo comum que está além da colaboração. Estão envolvidos vários processos, como comunicação, negociação, co-realização, compartilhamento, fazer juntos ou em conjunto. A concepção de cooperação é mais complexa, pois nela se encontra inclusa a colaboração.

"A cooperação exige, além da colaboração, que se trabalhe em conjunto, que o fruto das interações resulte em um trabalho coletivo, em que os envolvidos troquem idéias, negociem, compartilhem da mesma proposta e busquem atingir os objetivos que sejam comuns a todos."

Adriane Lizbehd Halmann..

revisão: r1 - 21 Jul 2006 - 15:07:32 - UitamarSilva?