Um quinto dos cientistas usa drogas para turbinar seu desempenho, diz pesquisa

noticia1.jpg

A era do doping científico pode ter começado, a julgar pelos resultados de um levantamento feito pela revista especializada britânica "Nature". Um em cada cinco pesquisadores que responderam um questionário on-line da publicação admitiram o uso de drogas para melhorar seu desempenho intelectual. São medicamentos normalmente empregados contra doenças do sono, hiperatividade e problemas cardíacos, que agora estão sendo colocados a serviço da mente dos cientistas sem prescrição médica.

A "Nature" havia colocado o questionário em seu site no começo deste ano, estimulada por um artigo especulativo de neurocientistas da Universidade de Cambridge. Barbara Sahakian e Sharon Morein-Zamir haviam feito uma enquete de pequena escala com seus colegas a respeito do uso desse tipo de droga e perguntado se estariam dispostos a usar tais substâncias para melhorar seu desempenho. As reações do público da "Nature" foram tão fortes que a revista se viu motivada a realizar sua própria pesquisa.

O questionário foi respondido por 1.400 pessoas de 60 países. Além de perguntas mais genéricas sobre as opiniões pessoais dos cientistas a respeito do uso de "doping", a revista decidiu enfocar um trio de substâncias já conhecidas por seu uso entre estudantes desesperados.

A tríade abrange o Ritalin (princípio ativo: metilfenidato), normalmente usado para tratar hiperatividade ou distúrbio do déficit de atenção e empregado informalmente; o Provigil (modafinil), que atua contra problemas de sono mas também combate o cansaço e a desregulação do relógio biólogico; e os chamados betabloqueadores, que os médicos recomendam contra arritmia cardíaca, embora tais drogas também possam atuar contra a ansiedade.

Para todas as idades

Entre as descobertas do levantamento, uma das mais surpreendentes é que o uso de drogas não variou com a idade dos cientistas: proporções relativamente semelhantes deles admitiram a prática em grupos etários tão distintos quanto "menos de 25 anos" e "entre 55 e 65 anos". A maioria também afirmou ter usado as substâncias ao menos uma vez por mês, e metade disse ter experimentado efeitos colaterais desagradáveis do uso.

As drogas do tipo Ritalin/metilfenidato parecem ser as mais populares, tendo sido utilizadas por 62% do grupo, na frente do modafinil (44%) e dos betabloqueadores. Isso explica porque a principal justificativa para o uso de "doping" citada pelos participantes da pesquisa foi o desejo de melhorar a concentração.

O elemento mais interessante da pesquisa talvez seja a análise subjetiva do significado dessa prática feita pelos participantes. Quatro quintos dos cientistas que responderam a pesquisa dizem achar que todo adulto deveria ter direito a usar o "doping intelectual" se tivesse vontade, mesmo sem problemas mentais específicos. Quase 90% deles afirmam que o acesso a tais drogas não deveria incluir crianças e adolescentes. E se os filhos deles estudassem em escolas onde outras crianças fazem uso desse "doping"? Nesse caso, um terço dos entrevistados disse que se sentiria pressionado a dar tais substâncias a seus filhos.

"Como profissional, é meu dever usar meus recursos para o maior benefício possível da humanidade. Se os 'melhoradores' podem contribuir para que eu realize esse serviço humanitário, é meu dever tomar essa atitude", declarou um dos participantes da pesquisa, um cientista com mais de 65 anos de idade que vive nos Estados Unidos.

NoticiaForm
Classificacao Noticia
Assunto tecnologia
Autor [[Main.PablianeNunes][]]