rafa.jpg Eu sou Rafael e sou um dos Agentes de Cultura Viva de Irecê BA, que é um projeto da UFBA que é o Ponto de Cultura.

Meu Diario De Twiki

Dia 17/07/06 se dão por iniciadas as aulas de twiki,onde sete agentes tem a inporte participação onde deverão colaborar e participar em conjunto.

Conponentes da Oficina de Twiki:

Acacio Rafael Juliana Alex Fernanda Uitamar Moises

Alguns Links:

sites de estudos!

http://www.wikipadia.org

http://www.wikimapia.org

http://focalinux.cipsga.org.br

http://vivaolinux.com.br

http://apostilando.com.br

http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL

sites de relacionamento!

http://www.orkut.com

sites de e-mails!

http://www.yahoo.com.br/mail

http://www.hotmail.com

Hipertextualidade

O hipertexto é uma forma de indexação e organização das informações. Exemplos dessa forma estão na Internet e em CD-Rom. Constituiu-se a partir da retomada e transformação de elementos de outras mídias – índice, referências cruzadas, sumário, legendas -, estando nele inclusa a dimensão audiovisual – palavras, imagens, gráficos, sons, movimento. Estes elementos, associados, dão ao documento um aspecto dinâmico e de multimídia.

No mundo digital o espaço da informação não se limita às dimensões do texto tradicional. Embora tais textos possam ser lidos aleatoriamente, os olhos do leitor possam passear ao acaso, as notas de rodapé e as referências cruzadas permitam e facilitem um estilo de leitura não linear, o texto tradicional se encontra confinado às três dimensões físicas da página que o delimitam. Já no hipertexto digital, “a expressão de uma idéia ou linha de pensamento pode incluir uma rede multidimensional de indicadores apontando para novas formulações ou argumentos, os quais podem ser evocados ou ignorados” (Negroponte, 1995:66) .

Texto de Maria Helana Bonila

Fonte: http://poseducacaoestatistica.vilabol.uol.com.br/hipertexto.htm

Cooperar ou colaborar?

Talvez isto também seja encarado como mais um preciosismo gramatical, mas é necessário termos certeza de alguns conceitos que usamos tão amplamente (se é que esta certeza existe em algum lugar...)

Um destes conceitos que me inspira muita dúvida é o "COLABORAR" e o "COOPERAR". O que é isto que estamos tentando fazer na escrita coletiva? O que realmente queremos?

Tentando elucidar um pouco minhas andanças conceituais entre colaborar e cooperar, encontrei alguns recortes que podem auxiliar neste processo:

Segundo Barros (1994), Colaborar é contribuir, enquanto cooperar é um trabalho coletivo, com objetivo comum que está além da colaboração. Estão envolvidos vários processos, como comunicação, negociação, co-realização, compartilhamento, fazer juntos ou em conjunto. A concepção de cooperação é mais complexa, pois nela se encontra inclusa a colaboração.

[talvez esteja faltando um pouco disto em nossa escrita coletiva, um pouco desta negociação, do fazer juntos ou em conjunto, talvez assim estaríamos caminhando um pouco para a 'realização' a que Gustavo se referiu na aula do dia 07/07]

Adriane Lizbehd Halmann

Fonte: http://twiki.im.ufba.br/bin/view/EDC708/CooperarouColaborar

Colabroração

Inteligência Coletiva

revisão: r3 - 18 Jul 2006 - 19:44:39 - RafaelVenancio?