Agentes Cultura Viva no Ciberparque

Proposta pedagógica para bolsistas

O CIBERPARQUE ANÍSIO TEIXEIRA
É um projeto construído coletivamente com o propósito de possibilitar a ampliação e garantia do acesso aos meios de produção e formação cultural, fortemente associado aos processos educacionais formais e não-formais garantindo aos cidadãos do munícipio de Irecê acesso livre ao universo tecnológico, à capacitação para a produção de bens culturais e fortalecimento da cidadania com participação. Por isso visa:
  1. Produzir cultura e conhecimento;
  2. Denmocratizar o acesso livre a internet;
  3. Apresentar e explorar os diversos meios tecnológicos;
  4. Inserir os jovens e membros da comunidade na cultura digital;
  5. Disponilizar recursos tecnológicos para produzir conhecimentos;
  6. Proporcionar à população de Irecê, e demais vizinhos, um contato maior com artistas da região.
Assim, serão desenvolvidas atividades como:
  • Produção multimidiática e multicultural;
  • Recursos de produção em papel (indústrias);
  • Informática;
  • Internet;
  • Rádio WEB;
  • Produção de vídeo, tv e CDs;
  • Shows com artistas locais;
  • Apresentação de trabalhos dos artistas da nossa região;
O Ciberparque faz parte de um complexo voltado para a inclusão socio-digital na região. estão agregados o espaço dos tabuleiros digitais que são quiosques abertos para a navegação livre na internet. Além disso, o ciberparque conta com uma Rádio WEB. A parceria estabelecida com setor público e outras organizações permite que o CIberparque conte com palco, espaço de videoconferência, tabuleiros digitais (acesso livre, gratuito e universal à internet).

O PROGRAMA AÇÃO AGENTE CULTURA VIVA
É a ação que se articula ao Ponto de Cultura para incitar no jovem o interesse em iniciar, futuramente, uma profissão relacionada à cultura. Serão jovens de 16 a 24 anos que, durante seis meses, receberão um auxílio financeiro de 150 reais por mês para desenvolver ações previstas no Ciberparque. Além de contar com a capacitação específica do Ciberparque os jovens irão contar com orientações sobre educação popular, empreendedorismo cultural e microcrédito, com apoio da coordenação nacional do Progama Ação Agente Cultura Viva, que visa fomentar a geração de renda nas próprias comunidades, a partir de uma economia solidária. Este Programa é uma parceria com o programa Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego e beneficiará localmente 50 jovens a partir de novembro de 2005 até maio de 2006. Além das bolsas e dos cursos, eles terão acesso aos mecanismos que facilitem a emissão de carteira de trabalho e previdência social e a outros programas e ações promovidos pelo Governo Federal. No Cibeparque, os jovens terão uma orientação voltada para o desenvolvimento de produtos multimidiáticos, com base no uso de software livre, visando a pleno exercício da cidadania a partir do exercício do direito à comunicação (do ponto de vista do acesso e da produção de informações). O pressuposto é de que a emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação na contemporaneidade envolve mudanças na forma de pensar e construir o conhecimento, de se relacionar, de trabalhar. O curso oferecido aos jovens, além de outras atividades, propõe uma estrutura curricular que permita a construçao autônoma da aprendizagem e de comprometimento do jovem com a sua realidade, considerando-os como protagonitas que produzem conhecimentos e práticas colaborativamente, tornando-se mais um nó na rede de interações. Para tanto, o curso pretende fortalecer o uso da rede internet, para além dos recurso para pesquisa e consumo de informações que ela possibilita. Assim, o eixo principal do curso diz respeito ao desenvolvimento de um novo modo de compreender e integrar a rede, com destaque para a autoria e autonomia dos jovens envolvidos. Para isso o curso considera fundamental considerar as noções de interatividade e hipertextualidade, além da defesa de uso democrático e livre dos softwares e dos meios de comunicação atuais.

AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Em consonância com a proposta metodológica apresentada pelo Minc, através da proposta CULTURA EM AÇÃO e considerando a proposta específica do Ciberparque estão previstos os seguintes processos:

  1. CURSO DE FORMAÇÃO CULTURA DIGITAL E CIDADANIA
  2. PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO
  3. PROGRAMA DE GESTÃO PARTICIPATIVA
  4. VISITAS A INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS E CULTURAIS, PÚBLICAS E PRIVADAS EM IRECÊ E MICRORREGIÃO
  5. CONVIVÊNCIA EM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS DO CIBERPARQUE
  6. INTERAÇÃO ATRAVÉS DA INTERNET
  7. TRABALHO FINAL - PÁGINA PESSOAL NA INTERNET

DURAÇÃO TOTAL DO PROJETO : SEIS MESES , ENTRE NOVEMBRO (2005) E MAIO (2006)

Serão formadas duas turmas de 25 alunos em cada turno, com o acompanhamento de um professor orientador.

1. CURSO DE FORMAÇÃO CULTURA DIGITAL E CIDADANIA: o contexto do semi-árido baiano

O curso irá trabalhar com 06 (seis) eixos temáticos, que envolve todo o conjunto de conteúdos a serem aboradados em diferentes tipos de atividades:

A construção da cidadania
TEORIA DO ESTADO - exercício e construção de DIreitos e deveres - QUALIDADE DE VIDA (SAÚDE, MEIO AMBIENTE, URBANISMO, TRABALHO, LAZER) -

A cultura digital
CONCEPÇÕES DE CULTURA - LINGUAGENS E expressÕES culturaIS - ESCRITA COLABORATIVA na INTERNET - SOFTWARE LIVRE - INCLUSÃO SOCIO-DIGITAL

A cultura brasileira
CINEMA, MÚSICA, ARTES EM GERAL - PATRIMÔNIO HISTÓRICO -

Desenvolvimento regional
POLÊMICAS CONTEMPORÂNEAS - POLÍTICAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL - EMPREENDEDORISMO - - GESTÃO NO TERCEIRO SETOR

Mundo do trabalho
CONJUNTURA NACIONAL E INTERNACIONAL - ESTATÍSTICA LOCAIS E NACIONAIS - COOPERATIVISMO - PLANEJAMENTO PESSOAL - COMO FALAR EM PÚBLICO - NEGOCIAÇÃO (ADM E GESTÃO)

Mídia, informática e Educação
LINGUAGEM AUDIOVISUAL - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - ORALIDADE, ESCRITA E INTERNET - RADIO E EDUCAÇÃO - TELEVISÃO E EDUCAÇÃO - INTERNET E EDUCAÇÃO - LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA E CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA - COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

A partir desses eixos, tratados de modo integrado, serão realizadas atividades do tipo:

  • Ciclos de palestras
  • videoconferências
  • conferência eletrônica (lista de discussão)
  • encontros virtuais (chat e messeger)
  • Pesquisas de campo
  • seminários e mostras
  • estudos em grupo
  • sessões de filmes e debates
  • oficinas
  • visitas de campo
  • intercâmbio regional
  • participação em evento
  • festival
  • escrita de relatórios (diários, mensais e semestral)
  • intervenção socio-cultural
  • produção de material impresso
  • produção de vídeo
  • produção de páginas web
  • produção de programas de rádio
  • pordução de imagem e projetos gráficos
  • navegação na internet (análise de sites)
  • leitura e discussão de textos

o curso será realizado no turno indicado para dedicação do bolsista eventualmente em finais de semana, além das atividades a distância. NOVOS CONTEÚDOS PODERÃO SER CONSIDERADOS A PARTIR DAS DEMANDAS DOS JOVENS. A realização dos cursos estará comprometida com uma ampla mobilização social em torno dos temas, procurando envolver as mais diversas insituições sociais. Para a realização do curso os jovens serão divididos em subgrupos. Assim, o Cberparque estará associando a formação específica para uso das tencologias da informação e comunicação, com a formação crítica e reflexiva do jovem, bem como seu envolvimento cooperativo e empreendedor na sua comunidade. As temáticas serão tratadas de modo que os jovens façam uma relação entre teoria e prática e exercitem a capacidade crítica, investigativa e criativa dos cursistas.

2. PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO
os jovens serão acompanhados por professores associados ao ciberparque, que irão avaliar e orientar sua participação no projeto, bem como será observada a articulação realizada pelo jovem entre sua experiencia no ciberparque, na sua escola e comunidade de origem. Os orientadores serão definidos a partir de atividades pontuais desenvolvidas a serem agendadas com a turma de jovens. Serão utilizadas as técnicas de observação e entrevista, bem como a elaboração de relatórios individuais como formas de avaliação do percurso dos jovens que dará subsídios para a construção do trabalho final (página web). Esse programa visa a construção da autonomia e fortalecimento da responsabilidade e comprometimento do jovem com a sua realidade. Os projetos de acompanhamento deverão contemplar contrapartidas do ciberparque para o professor/escola que aceite fazer parte da equipe de acompanhamento, em consonância com o plano de trabalho do professor e/ou projeto pedagógico da escola.

3. PROGRAMA DE GESTÃO PARTICIPATIVA
definição de lideranças, temporárias. Articuladores para ações específicas. REalização de reuniões de planejamento, concepção de ações, diagnostico de condições, discussão de problemas, sugestões para melhoria, previsão e encaminhamento de ações, avaliação e redirecionamento. Organização de núcleos de ação no Ciberparque, para apoio a comunidade em atividades afins com a proposta do projeto (nucleo de projetos, administração e contábil, patrimionio, comunicação e relações públicas, produçaõ de material impresso, radio web, materiais multimidia, gravação e edição de som, programação visual, organização de eventos). Serão realizadas reuniões ordinárias gerais, nas quais os jovens se revezam na coordenação da discussão e na relatoria. Todos os relatórios das reuniões serão enviados bimestralmente para a Coordenação da Ação Agente Cultura Viva. As ações que forem encaminhadas poderão ser internas ( entre os jovens, educador e Ponto de Cultura) ou externas ( equipe Ação Agente Cultura Viva).

4. VISITAS A INSTITUIÇÕES e participação em eventos

Circulação entre espaços de formação e produção de cultura, através de passeios orientados e dirigidos a serem agendados previamente com os jovens. Esses espaços incluem ambiente EDUCACIONAIS, CULTURAIS e setor produtivo, organizações PÚBLICAS E PRIVADAS, localidades situadas EM IRECÊ, MICRORREGIÃO e Estado da Bahia. Participação em eventos culturais, como exibição de filmes, peças teatrais, espetáculos de dança, exposições entre outros.

5. CONVIVÊNCIA EM INSTITUIÇÕES PARCEIRAS DO CIBERPARQUE
Integração temporária dos jovens a projetos em desenvolvimento para obtenção de informações sobre finalidades, condições de atuação, metodologias, formas de avaliação, impactos sociais. os projetos almejados são aqueles de articulação com aspectos SOCIais, CULTURAis e EDUCACIONAis. Visa a ampliação da rede de relacionamentos dos jovens e a familiarização com processos empreendedores e de organização política direcionados para a transformação de realidades específicas, através da observação, análise e descrição de estruturas, valores, práticas, relacionamentos, produções, rituais, símbolos. visa a participação em processos de intervenção social como a participação em projetos em andamento, montagem de exposições, confecção de trabalhos e instalações, desenvolvimento de atividades lúdicas e artísticas, elaboração de projetos de de geração de renda, organização coletiva de produção, formas de circulação de produtos procurando parcerias com empresas locais.

6. INTERAÇÃO ATRAVÉS DA INTERNET
Cultura de participação, formação de grupos, lista de discussao, formação de comunidades virtuais de aprendizagem, partipação em foruns de debates, interação com outros pontos de cultura. Visita a páginas pessoais de membros do grupo, bem como páginas relacionadas com o projeto e a temas associados.

7. TRABALHO FINAL - PÁGINA PESSOAL NA INTERNET
Ao final da bolsa o aluno irá fazer uma apresentação pública formal e avaliação do processo de produção de página pessoal realizado ao longo de suas atividades. Esta página poderá estar associada a registros fotográficos, sons, imagens, video que contemplem as observações e reflexoes realizadas no seu processo de formação.

Outros links

Uma programação será definida para cada mês de trabalho, apontando as ações, sua duração, metas, grupo envolvido, resultados esperados bem como indicadores de avaliação dos trabalhos. As atividades serão realizadas com o apoio de uma equipe de trabalho (professores orientadores e instrutores), bem como com o auxílio de instituições parceiras. O processo de construção do trabalho final se constituirá nos processos de Além disso os alunos irão criar e manter um espaço virtual próprio de publicação de suas reflexões ao longo do curso, através das Páginas dos Agentes Cultura Viva. As instituições parceiras do Ciberparque

-- AlessandraPicanco - 11 Nov 2005

revisão: r5 - 01 Dec 2005 - 05:31:46 - AlessandraPicanco?