Proposta de Trabalho

Ponto de Cultura

Tempo previsto: 30 dias ( Mês de Dezembro )

Oficina de Computação: conceitos básicos do computador, Sociedade de Informação, inserção em comunidades virtuais.

Justificativa:

Trabalhar com o computador é ter a possibilidade de ampliar e diversificar o acesso dos jovens e adolescentes ao universo tecnológico, visto que o computador possibilita a utilização de estratégias que não se restringem ao simples uso e manuseio da máquina, mas a produção de bens culturais, através da democratização do acesso à Internet e às demais dimensões da Sociedade da Informática. Desse modo urge a necessidade de trabalho, o fortalecimento dos processos de inclusão digital e inserção em comunidades virtuais.

Objetivo Geral

Aproximar os jovens e adolescentes a cultura e as novas tecnologias da comunicação e informação, ajudando-os a dominar alguns conceitos básicos específicos de informática e familiarizando-os com Software livre.

Objetivos Específicos

Apropriar-se dos conceitos básicos do uso do computador, (Hardware. Software); Fortalecer processos de ensino-aprendizagem voltados para a busca, análise e tratamento de informações, integração em comunidades virtuais de aprendizagem e produção multimídiática; Estabeler relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação;

Conjunto Teórico

A sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação: a nova relação com o saber; Ciberespaço: comunidades virtuais, inclusão digital, cooperação/colaboração.

Conjunto Prático

Usando redes: navegação e comunicação por e-mail, chat. Usando aplicativos: editores de texto, apresentação, imagens e páginas.

Metodologia

Na oficina, estaremos produzindo conhecimentos através de leituras, discussões análise de produções digitais, exploração das ferramentas de comunicação disponíveis na rede.

Recursos Disponíveis

Computadores conectados (razão de 2 professores por máquina) Data show Software da navegação

E-mail gratuito – http://www.yahoo.com.br/ Comunicação Instantânea – http://br.messenger,yahoo.com/

Avaliação

A avaliação se constituirá de atividades desenvolvidas ao longo da carga horária da oficina. Serão considerados relevantes os critérios de inserção, participação, e envolvimento, bem como a auto-reflexão sobre essa experiência de aprendizagem específica, a partir dos dispositivos interacionais criados na oficina.

revisão: r1 - 09 Jan 2006 - 10:58:14 - RitaDourado?