Relatório

Dezembro/2005

Orientadores: Andreia Rodrigues, Ariston Eduão, Fabiano Pereira e Rita de Cássia

Ao iniciar a oficina de computação com os jovens Agentes Cultura Viva, realizamos a atividade de acolhimento, com a finalidade de conhecer o perfil de cada um. Neste encontro também foi exposta a proposta de trabalho que está sendo realizada no mês de dezembro, dando ênfase a inserção às Comunidades Virtuais, trabalhando os conceitos básicos do computador e do uso da Internet com o objetivo de aproximar os jovens e adolescentes à Cultura Digital e as novas tecnologias da informação e da comunicação.

Os jovens demonstraram interesse gerando expectativas diante do uso das novas tecnologias. Para atender as expectativas, estamos produzindo conhecimento através de leituras, discussões e análise de produções e exploração das ferramentas de comunicação disponível na rede ( Chat, e-mail e blog ).

Para dar início a inserção dos jovens às Comunidades virtuais criamos o e-mail com o objetivo de: enviar mensagem; ler mensagens; interagir via bate-papo. Partindo destas atividades trabalhamos também as ferramentas de navegação, funções do teclado, sem perder de vista a produção de conhecimentos. Vale ressaltar que algumas dificuldades foram encontradas pelos orientadores, por não Ter um espaço apropriado para atender a demanda, visto que o laboratório de informática da Faculdade não tem computadores suficientes para atendê-los e por isso mudamos a estratégia metodológica da proposta de trabalho, passando a dividir a turma em dois grupos: um grupo na sala de aula com um orientador e outro no laboratório com um outro orientador.

Mesmo enfrentando estas dificuldades, percebemos a evolução em cada dos jovens dentro das suas limitações e tempo. Alguns apresentam um certo domínio ao uso do computador e os mesmos socializam seus conhecimentos compartilhando com os demais colegas.

Por fim, vale lembrar que a participação e envolvimento de todos está sendo consideravelmente relevante sobre a experiência de aprendizagem, partindo destes dispositivos interacionais desenvolvidos na oficina.

revisão: r1 - 09 Jan 2006 - 11:04:38 - RitaDourado?