Ciberparque 2008


pontodecultura].JPG

Abertura do Curso: Cultura Digital e Formação de Jovens

A Vinda do professor Dr Nelson de Luca Pretto da Faculdade Federal da Bahia na sexta-feira, dia 22/02/2008, foi de suma importância para a abertura do Curso “Cultura Digital e Formação de Jovens. Pois ele falou da importância do trabalho realizado pelo Ponto de Cultura, de estar realizando desde 2006 formação de jovens na cultura digital, Inclusão digital através do Tabuleiro Digital que têm aproximadamente 400 acessos diários gratuitamente para a comunidade de Irecê, cursos de Informática básica para todas as idades realizado no segundo semestre de cada ano.Ele ressaltou que Irecê está na linha de frente em relação ao uso do Software Livre, dentre os Municípios do Território de Irecê.

O Professor Nelson, está realizando um trabalho de mobilização para que as Cidades que fazem parte do Território de Irecê possa participar do novo edital para Pontos de Cultura.

Para a realização deste curso, foi necessário criação de cadastro aberto aos jovens entre 15 a 25 anos, na Cidade de irecê e Região. Foram cadastrados 170 jovens, porém, dos 170 jovens cadastrados, apenas 50 foram selecionados, sendo contemplados 24 no turno matutino e 26 no turno vespertino.

Para tanto, a formação dos jovens pretende fortalecer o uso da rede Internet, para além dos recursos de pesquisa e consumo de informações que possibilita. o eixo principal nesta formação é desenvolver uma maneira de compreender e interagir na rede, visando a autoria e a autonomia dos jovens envolvidos e o segundo eixo principal é a inserção dos jovens na realização de produções através de programas como por exemplo: Cinelerra, Kino, Audacity, Arduor, Man Dvd; manutenção de computadores e instalação de Software, Gimp, Inkscape, entre outos.

O Curso tem o objetivo formar esta nova turma do Ciberparque na formação básica de informática em Software Livre para disseminar e multiplicar seus conhecimentos nas escolas, no Ponto de Cultura , Tabuleiro Digital e para inserção ao mercado de trabalho, capacitando os jovens em programas audiovisuais: ; Produção Gráfica, utilizando os programas: Gimp, Inkscape e configuração de rede e instalação de sistema operacionais.

O projeto “Cultura Digital e Formação de Jovens&#8221, é uma das ações do ponto de Cultura 2008 que articulou com a Secretaria de Educação uma das parceiras para a formação de jovens ao longo de 06 meses de trabalho ,procurando incentivar nos jovens o interesse em investir, futuramente, numa profissão relacionada à Cultura com orientação voltada para a inserção no mundo digital da necessidade que a Cidade encontra em crescer o número de pessoas que atuem em diversas área de conhecimento em Sistema Operacional Linux para que possam a partir daí, investir em uma profissão técnica voltada para Informática, sem perder de vista o trabalho de cidadania e de valorização e resgate da cultura local da nossa Região. Para a realização deste Curso, temos como Parceiros do Ciberparque: Prefeitura Municipal de Irecê, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, FACED/UFBA e FACED/UFBA/Irecê.


DSC0201.JPG

Inicia o Curso de Formação de Jovens com a participação de Elielson Barbosa Coordenador do Ponto de Cultura da Cidade de Ipirá-Ba, com a Oficina de audiovisual. A oficina está sendo proveitosa, tanto para os alunos como para os integrantes do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira.

Informação sobre o Curso:

O Curso em Formáção básica para jovens com idade entre 15 a 25 anos, estarão abertas nesta terça-feira a partir das 14 horas no Ponto de Cultura Ciberparque Anisio Teixeira. O curso abrangerá as áreas: Produção Gráfica, Audiovisual, manutenção de computadores e intalação de sistema operacional. Participem.

O Ponto de Cultura Ciberparque Aníso Teixeira inicia o trabalho 2008 com muito entusiasmo e com as suas parceiras: UFBA/FACED, Prefeitura Municipal de Irecê e MINc Ministério da Cultura.

A primeira ação que será desenvolvida é a formação de 30 jovens nas áreas de : Produção Gráfica, Audiovisual, Manutenção em computadores e instalação de software, com o objetivo de formar jovens com idade entre 15 a 25 anos na formação básica de informática em Software Livre para disseminar e multiplicar os conhecimentos nas escolas, no Ponto de Cultura, Tabuleiro Digital, em casa e em lan house para que passam de meros consumidores de informação e possam passar a utilizarem o computador como parte estruturante do ensino e aprendizagem para transformar a realidade em que vivemos que é passar a ter um novo olhar, uma nova forma de pensar e de interagir nas diferentes linguagens da Net e que se tornem jovens críticos, autónomos e pensantes.

Rádio Ciberparque No Ar! No Clima do Carnaval!!!
É fantástico fazer parte do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira! Quer saber por quê? Porque podemos navegar na web, conhecer um pouco do trabalho que está sendo realizado, conhecer a página do Projeto, conversar com a nossa equipe... ou fazer uma visitinha, que tal?

Entrega de Certificados para os alunos que participaram do Curso de Informática Básica em Software Livre

No dia 21 de dezembro de 2007 no espaço UFBA/Irecê, aconteceu o momento tão esperado para os alunos que fizeram parte do Curso de Informática, para receber o certificado de conclusão.

Neste evento, esteve presente o grupo de dança do ArtEducação? orientado pelo professor Fernando e também a presença do bate lata dos alunos do Sertão em Ação que também fizeram o curso. Este foi um momento de muita alegria e festividades por todos nós profissionais do Ponto de Cultura Ciberparque.

Agradecemos: a todos os alunos e professores do curso, a Prefeitura, a Secretaria de Educação, aos projetos ArtEduação? e o Sertão em Ação e agradecemos a todos e todas que foram prestigiar este evento, que é de grandioso para a comunidade de Irecê.

Grupo comemorando


S6301017.JPG

1º Encontro Literário da Rede Municipal de Ensino de Irecê

O Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira se fez presente no 1º Encontro Litrerário da Rede Municipal de Irecê, com o objetivo de divulgar as ações realizadas em 2007 através exposições, entrevistar as autoras presentes neste encontro como por exemplo: patrícia Lane e Lena Lois que participaram através de palestras e contado histórias para o público em geral que este presente: alunos professores, coorenadores, Poder Executivo e Legislativo, comunidade em geral, artistas da região e Editoras nacionais, e realizar também a cobertura do evento, sem contar que esteve presente autores da nossa terra como Irajá e Núbia Paiva autografando suas Obras Literárias.

Esta iniciativa da Secretaria de Educação Esporte Cultura e Lazer de ter criado 1º encontro Literário, foi de grande valia, não só para o público em geral mas também para a valorização da cultura local, regional e digital. Esta iniciativa proporcionou momentos e reflexão, despertando o desejo pela leitura e escrita, busca de informações e valorização dos escritores da terra.

A exemplo dos Seminários, é que a Secretaria acreditou e lançou esta proposta inovadora, que foi muito interessante para todos os envolvidos e trouxe várias contribuições, pois é sabido que as necessidades do mundo contemporâneo exigem, cada vez mais, cidadãos habilitados a lidarem com diferentes linguagens.


S6301516.JPG

Entrevista do Ciberparque! Software Livre! Cultura Digital! Sucesso na 6ª Oficina de Inclusão Digital

Ciberparque Presente na 6ª Oficina de Inclusão Digital

image.jpg

A VI Oficina para Inclusão Digital, que aconteceu em Salvador entre os dias 26 à 29 de novembro de 2007. Esta oficina teve como objetivo envolver gestores de Telecentros e de Outras instituições que trabalham com a inclusão digital dando ênfase ao compromisso com os profissionais que atuam efetivamente na ponta destes projetos, atendendo a população nos telecentros em todas as regiões do País.

A proposta da oficina foi aproximar capacitadores, implementadores e técnicos dos grandes temas da atualidade que envolvem ações de Inclusão Digital. Este ano a VI Oficina abordou os seguintes temas: Infra-estrutura, cidades digitais, redes locais, TICs nas escolas, conteúdos locais (produção e difusão), Economia Solidária e arranjos produtivos locais, governança da Internet e políticas públicas de Inclusão Digital.

Confira o Albúm Digital do Ciberparque!!

profs.jpg

  • Endereço Ciberparque

Antigo Projeto Rondon, onde hoje funciona as Secretarias: de Saúde, Assistência Social e de Educação, bem como o Programa de Formação de Professores Ufba-Irecê,e a Biblioteca Municipal Hermenito Dourado. Telefone: 74 - 3641 4792. E-mail:ciberparqueirece@gmail.com

revisão: r159 - 26 Feb 2008 - 20:14:25 - AristonEduao?