Ciberparque 2007

Em 2007, o Ponto de Cultura Anísio Teixeira inicia com algumas alterações tipo, redução de funcionários e falta de recursos financeiros desde Agosto de 2006 e mesmo assim, estamos sendo privilegiados em receber o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), visto que a última parcela do Ministério da Cultura (MINc) ainda não foi liberada para pagamentos de bolsas dos estagiários de das compras realizadas neste período.

Sendo assim, resolvemos iniciar o ano com muita disposição e garra enfrentando os desafios diários, e resolvemos dar oportunidades aos jovens que nos procuravam para ampliarmos o número de pessoas envolvidas no ponto de Cultura preocupados com o crescimento tanto pessoas quanto profissional voltadas para a Cultura Digital.

Partindo desta postura, decidimos formar grupos de voluntários, para isso, realizamos várias reuniões com os jovens que interessaram pelo trabalho voluntário juntamente com os coordenadores do ponto de Cultura e Tabuleiro Digital, a fim de conscientizarmos a equipe do que é ser um voluntário. Iniciamos o ano com 25 jovens, hoje temos 40 atuando no Ciberparque de forma que eles estão cumprindo seu trabalho voluntariado por 2 horas no Tabuleiro e 2 horas recebendo formação na cultura digital. Por falta de recursos alteramos algumas ações do Projeto, porém, continuamos com os mesmos objetivos e metas explícitas, sendo que acabamos ampliando os objetivos e ações para 2007, devido a demanda da comunidade.

A formação dos jovens está acontecendo de forma interessante, eles formaram grupos por afinidades e interesses, por exemplo: grupo de áudio, vídeo, produção gráfica, grupo teatral, grupo musical e também um grupo que trabalha com a produção de arte visual.

Esta formação está acontecendo da seguinte forma: os voluntários solicitam o tutorial da área de interesse do grupo, daí eles reúnem realizando a leitura do texto discutindo e trocando idéias e depois praticam colocando a mão na massa.

A importância da formação destes grupos no Ciberparque, é que estamos realizando um trabalho voltado para o resgate da cultura local e consequentemente valorizando os artistas da região.

Eventos ocorridos neste ano:

O primeiro evento ocorrido, em que os voluntários participaram fazendo a cobertura com filmagem e fotografia digital foi na Cidade de Jussara-Ba As Primeiras Águas;

. Que é um evento no qual acontecesse cada ano em uma cidade da região, para mostrar suas Culturas. Ano passado ocorreu em Central, este evento é organizado pela fundação CultuRarte? de São Gabriel.

Um evento Importante em que houve a apresentação de alguns jovens do Ponto de Cultura foi no dia 08 de Março, Dia internacional das Mulheres. Neste eventos, o grupo de música apresentou, o flautista acompanhou a Filarmônica e depois fez sua apresentação tocando a música de Roberto Carlos ...uma voluntária fez a leitura do poema de Paulo Henrique também voluntário do Ponto de Cultura. Depois do final das apresentações, os Voluntários e A coordenadora foram á casa de alguns agentes realizar uma surpresa para as famílias que não dava bem um com o outro, realizando uma apresentação musical, foi muito bom perceber a alegria e entusiasmo das famílias neste momento, mães voltaram a falar com o filho, outra família também houve reconciliação entre eles e assim por diante, essa foi uma atitude social realizada pelo ponto em benefício das famílias dos voluntariados.

No dia 23/03/2007, houve no espaço UFBA um grande evento, a comemoração do 1º aniversário do Ponto de Cultura e Tabuleiro Digital e tivemos ao prazer de cumprir toda a programação para este grande dia. O nosso objetivo foi cumprido, pois, mostramos as autoridades e para a comunidade local que temos grandes artistas no Ponto de Cultura e na região.

Neste dia prestigiamos: apresentação teatral, músicos, poeta, cordelista, flautista e o lançamento de dois CDs (Edílson dos Teclados e Jhesu´Samuel) Teve também uma sala de exposição das produções realizadas pelos jovens como: Pintura em tela, bijuteria, desenhos de cada peça que compõe o computador, produção de panfletos para divulgação dos cursos que serão ministrados durante o ano, capas de CDs e DVDse a exposição do CD dos 04 concorrentes da Microregião para o 1] concurso de violeiros de Seabra-BA: Cleindson Santana, Welton Gabriel, Eder Fersant e Chico leite, o Stúdio do Ciberparque não para, tivemos de organizar um cronograma para horário de gravações.

Neste mesmo evento, tivemos o prazer de contar com a presença de dançarinos de Salsa, dança do Ventre, Contadores de causos, Repentista, Roda de São Gonçalo, grupo de Capoeira e a participação especial de artistas da região como: Ruy Raole, Ramon, Erivan, Eder Fersant, Welon Gabriel e Duk Lobo. Este evento se configurou como o ponto de partida para mostrarmos os talentos que temos na nossa região e no ponto de Cultura e a valorização da Cultura local e Regional.

Ações que serão desenvolvidas em 2007 pelo Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira

Abril

  • Estudo do Software Livre;

  • Oficina Twiki

  • Oficina de Manutenção;

  • Criação de Infocentros;

  • Oficinas de: Vídeo, Áudio, Metarreciclagem e produção Gráfica para os Voluntários;

  • As mesmas oficinas citadas a cima para alguns participantes do Ponto de Cultura de São Gabriel nos dias 26, 27 e 28 de abril;

Inicio da Oficina de Violão

Maio

  • Curso de Informática Básica para membros das Secretarias;
  • Semana do Software Livre de 22 a 25;

Junho

  • Parceria com a Secretaria para apresentação do São João (Movimentação nas ruas – Quadrilha...).
e Apresentação Teatral;

Julho

  • Evento Cultural dos Jovens do Ponto de Cultura
Entrega de Certificados

Obs: Cada final de mês os Jovens Voluntários, deverão apresentar um trabalho realizado, utilizando a Cultura Digital, apresentar relatórios e participar da lista de discussão.

Algumas fotos e alguns trabalhos realizados pela galera do Ponto

Dia das Mulheres?

Aniversário do Ponto

Cobertura de Eventos?

CD dos músicos do Ponto de Cultura

CD dos concrrentes para o 1º festiva de Violeiros de Seabra?

Música de Gilberto Gil " A Internet" Tocada por um flautista do Ponto?

Peça Teatral apresentada no aniversário?

Cordel

Poesia

Em 24 de Março, o Ciberparque Completou um ano de vida! muitas Vitorias! realizações! Trabalho com a Comunidade! Software Livre! Rádio Ciberparque! Tabuleiro Digital um Ano! Atendendo cerca de 350 pessoas diariamente! Parabéns a Todos Vcs! Galera de Salvador e Principalmente a Galera de Irecê!!!! Parabéns!!!!!

Bem-vindo!

O Conexões teve início em 2000, elaborado pelo GEC visava a apropriação criativa de tecnologias da informação e comunicação por pessoas. Com o tempo, o conexões estabelece um Ponto, o Ciberparque, ocupa um lugar ao sol no município de Irecê-BA. Aí está um espaço aberto, voltado para a cultura digital.

I Semana de Software Livre Irecê!

logoSSLIrece.png
Acontecerá de 22 a 25 de maio, a III Semana de Software Livre da FACED e a I Semana de Software Livre de Irecê, obviamente em Irecê - Bahia. Venho convidar a todos para prestigiarem este evento que contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos e muito mais… Lembro que as inscrições são gratuitas e vale a pena prestigiar todo o empenho da turma de Software Livre da terra do feijão...!

Banner Web III Semana SL FACED e I Semana SL de Irecê

Mais Informações

Um Ano do Ciberparque

Essa semana que esta começando o Ciberparque faz 1 ano de Vida! no dia 24 de Março de 2007, 1 ano de lutas, derrotas, vitorias! esforço, muito estudo! um ano valorizando a cultura e todos os artistas da nossa região, 1 ano de Software Livre, Vários, Cursos, Palestras, Oficinas, gravações (audio,video) , 1 ano de Rádio WEb, Ciberparque. e assim o projeto vai caminhandoooo! Será um evento muito importante para o município, pois comemoraremos o niver de três projetos que deram uma nova cara a nossa cidade no campo da educação da cultura e da informação, o Ponto de Cultura desenvolvendo ações voltadas para a produção de bens multimidiaticos com enfoque ao resgate da cultura locala e regional dando visibilidade através da radio Ciberparque, a Biblioteca sendo bem explorada pelos estudantes e acadêmico e por fim o grande porjeto de inclusão Digital do muniíipio o nosso Tabuleiro Digital, com a oferta da internet com patrimonio público e com acesso gratúiti e livre. Com isso Gostaria de convidá-los para comparecerem no espaço UFBA para comemorarmos juntos Um ano desses maravilosos projetos de inclusão sócio-digital de Irecê, minha cidade...

Participe

É fantástico fazer parte do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira! Quer saber por quê? Então, pode navegar nessa web e conhecer mais um pouco de nosso trabalho, conhecer na página do Projeto, conversar com a nossa equipe... ou fazer uma visitinha, que tal?

Veja mais sobre como participar...

outros Pontos no Brasil

não deixe de cair nessa rede e conversar com os Pontos de Cultura do Brasil


Brasil

Endereço Ciberparque

no antigo Projeto Rondon, onde hoje funciona as Secretarias de Saúde e de Educação, bem como o Programa de Formação de Professores Ufba-Irecê, Bahia. Telefone: 74 - 3641 4792. E-mail: ciberparquebr@yahoo.com.br

revisão: r80 - 03 Apr 2007 - 00:57:56 - RitaDourado?