:: Creche - Universidade Federal da Bahia ::

TITULO

A creche da UFBA foi fundada no dia 19 de setembro de 1983 na gestão do então superintendente estudantil Paulo Viana e teve como sua primeira coordenadora Maria de Lourdes Reis (1983 a 1993).

Criada para atender a demanda de estudantes carentes que não tinham com quem deixar seus filhos e acabavam levando-os para a sala de aula, a creche funcionava nas dependências da Pro-Reitoria de Assistência Estudantil - PROAE (atualmente no local funciona a extensão da Escola de Música da UFBA). A creche era mantida pela UFBA apenas em termos de espaço físico e quadro de pessoal. A aquisição de materiais permanentes e de consumo teve início por um convênio (1983 a 1994) com a extinta Legião Brasileira de Assistência – LBA, contudo, o fornecimento de alimentos não acontecia regularmente e era preciso que as crianças trouxessem de casa suas refeições o que ocasionava muitos problemas.

A função básica da instituição nesse primeiro momento era de abrigar as crianças e cuidar de sua higiene, possibilitando aos pais um lugar para deixarem seus filhos – a ótica de infância vinculada ao cuidar.

Desde o início a creche atende a crianças de três meses a quatro anos que passam o dia no berçário ou em salas de acordo com a idade, em companhia de um adulto responsável. Com a evolução legal LDB DE 1996 - ART.30 regulamentou a oferta da educação infantil em:
I- Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II- Pré-escolas para as crianças de quatro a seis anos de idade.

Um novo avanço - o convênio com a FUNDAC em 1985 trouxe adolescentes, que eram assistidas para ajudarem nos cuidados com as crianças. As ocupações destas para com as crianças se resumiam ao dar banho, alimentar, brincar e colocar para dormir. No ano de 1986, as crianças passaram a ser acompanhadas, em sala, por professoras da Escola Parque e depois por professoras contratadas como prestadoras de serviço que realizavam tarefas pedagógicas, e desde então a unidade já tinha cunho educativo.

- 2008 - UFBA -
Editar Anexar Versões Mais...