TWiki> Cridi Web>WebHome (revision 16)EditAttach

Grupo de Estudos Sobre Cultura, Representação e Informação Digitais

Histórico

O CRIDI foi criado em 13/6/2005. Nossa ação inicial se configurou no lançamento do "Manual de Digitalização de Acervos: Textos, Mapas e Imagens Fixas" (EDUFBA, 2005). Estamos concluindo (agosto de 2007) a pesquisa "A Conversão Digital de Documentos Especiais de Acervos Públicos e a Consciência Informacional - Aspectos Técnicos e Teóricos no Âmbito da Ciência da Informação", para a qual conquistamos 3 bolsas PIBIC/UFBA (duas FAPESB e uma CNPq). Em maio de 2007 fomos contemplados com 4 (quatro) bolsas do Programa Permanecer, para desenvolver o projeto "Elementos para a Elaboração da História da UFBA", que já vem sendo desenvolvido com 7 (sete) alunos (dos cursos de História, Arquivologia e Biblioteconomia). Temos participado de inúmeros eventos científicos da área da Ciência da Informação e de suas subáreas de Arquiovologia e Biblioteconomia, inclusive com trabalhos aceitos para publicação em eventos internacionais. O CRIDI vem publicando com regularidade em periódicos científicos, com atenção especial aos periódicos Qualis Nacional A. As repercussões de nossas ações associam-se: 1) à reflexão epistemológica que amplie a compreensão do domínio da Ciência da Informação; 2) à reflexão científica sobre o conceito de informação; 3) aos contextos sócio-técnico e cultural associados à conversão digital de acervos públicos, ao acesso a conteúdos informacionais digitais e à preservação digital; 4) ao contexto sócio-histórico e cultural dos ambientes organizacionais e institucionais. Em março de 2007 o líder do grupo foi aprovado no processo seletivo para participar do curso "SOIMA 2007: Safeguarding Sound and Image Collections", promovido pelo International Centre for the Study of the Preservation of Cultural Property (ICCROM) e Arquivo Nacional do Brasil. A participação nesse curso trará grandes benefícios aos compenentes do grupo e aos estudantes do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.

Outras Informações

O Grupo está devidamente certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Edit | Attach | Print version | History: r26 | r18 < r17 < r16 < r15 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...
Topic revision: r16 - 17 Aug 2007 - 15:19:45 - RubensSilva?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback