V CONGRESSO DOS ESTUDANTES DA UFBA

O que foi...

O Diretório Central dos Estudantes da UFBA convocou todos os estudantes a participarem do V CONGRESSO DOS ESTUDANTES DA UFBA, que aconteceu nos dias 12, 13, 14 e 15 de maio de 2005, para deliberação das pautas abordadas nas mesas e nos grupos de discussão. O Eixo Central do Congresso foi o Movimento Estudantil e a Reforma Universitária. Segue abaixo o cronograma das atividades que foram realizadas.

cronograma

Veja pdf aqui o Caderno de Resoluções do Congresso.

Boletim Informativo...

O Congresso é o mais amplo e democrático espaço de discussão e deliberação do Movimento Estudantil desta Universidade. É o fórum que possibilita que os estudantes, juntos, discutam o contexto sócio-econômico, político e cultural em que suas vidas se inserem. É também momento de reflexão sobre a relação estabelecida entre os discentes e a Universidade, e principalmente entre a Universidade e a Sociedade.

É um evento que está aberto à participação de todos os estudantes e se organiza em Conferências, Mesas Redondas, Grupos de Discussão, Atividades Culturais e Plenária Final deliberativa. Uma oportunidade excelente de engajamento com as diversas demandas na perspectiva de buscar a superação das contradições sociais, sendo de fundamental importância na formação acadêmica e humana dos estudantes.

Segundo o estatuto do Diretório Central dos Estudantes da UFBA (DCE-UFBA), o Congresso deve ser realizado, ordinariamente, de dois em dois anos. Todavia, o último Congresso ocorreu no ano de 2000, tendo o anterior acontecido em 1988, o que demonstra a dificuldade de organizar um evento de tal porte.

Em 05 de Novembro de 2004, os estudantes da UFBA, reunidos em Assembléia Geral convocaram o 5º Congresso Estudantil e, em 18 de Novembro do mesmo ano, o Conselho de Entidades de Base constituiu uma Comissão Gestora do DCE com o objetivo principal de realizá-lo.

A vigente irregularidade na periodicidade das realizações do Congresso dos Estudantes da UFBA submete o Movimento Estudantil a uma defasagem intensa nos seus conceitos e diretrizes. O próprio Estatuto do DCE já não atende eficientemente às demandas do Movimento, já que só durante o Congresso Estudantil é possível alterá-lo.

A UFBA está em condições precárias de funcionamento e não há Assistência Estudantil eficiente, pontos que precisam ser debatidos na busca de soluções imediatas. Além do que é um momento delicado na conjuntura nacional com a implementação das diversas Reformas pelo Governo Federal, principalmente a Reforma Universitária, que alterará toda estrutura e funcionamento das Instituições de Ensino Superior e é preciso a viabilização de fóruns amplos que discutam o tema.

Twittadas