Artigo em construção

Na aula de 30 de maio fomos orientados a focar o artigo no último item da proposta inicial: limites e possibilidades da aprendizagem colaborativa. Sugiro que tomemos esses princípios como ponto de partida para irmos construindo esse artigo juntos: 6. Limites e possibilidades - problemas, desvantagens, evasão educandos / relação professor-aluno no ambiente virtual/ Cultura digital / precarização do professor. / Identificar os problemas vivenciados por cursos de educação à distância que utilizam fortemente o recurso da aprendizagem colaborativa. Aprofundar sobre a cultura do aluno no contexto do ensino aprendizagem online (Individualista, participação, autoria/dono, compartilhar

Fiz um mapeamento de dois artigos sobre evasão de cursos a distância e creio que já podemos ir escrevendo algo sobre o sentido da aprendizagem colaborativa, seus limites e possibilidades na educação online.


Introdução


OBS: Estabelecemos que o artigo será escrito conjuntamente, mas para otimização do processo de construção indicamos um responsável em cada ponto a ser investigado, que deverá trazer leituras e sugestões de textos. O material será lido, analisado e trabalhado por todos.

Estrutura Final do Artigo

Foco - Descrever a aprendizagem colaborativa, analisar o contexto e sua importância para a aprendizagem contemporânea, apresentar suas características dos pós e contras, a partir de problemas identificados no processo da aprendizagem colaborativa. O artigo pretende avaliar os limites e possibilidades da prática em rede na medida em é considerada muitas vezes a solução para os desafios da aprendizagem contemporânea.

1. Introdução - apresentação do texto.

2. Conceito e contextualização - características e importância da aprendizagem colaborativa(contextualizar)/ Desde quando surgiu?/ Como? / O que é, importância, trajetória Surgimento e adesão ao conceito de aprendizagem TANIA

3. Teorias que embasam a Aprendizagem coletiva - definições de cooperar e colaborar (o que fundamenta este surgimento? / Aprendizagem presencial x Aprendizagem em redes digitais. DANILO Referências: Artigo "Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador" de Carla Simone Bittencourt1, Daiane Grassi1, Fernanda Arusievicz1, Iara Tonidandel. Neste artigo, as autoras trazem uma breve introdução sobre teorias de embasamento, através de Piaget, Vygotsky, Paulo Freire, Pierre Lévy. (aprendizagem_colaborativa cinted-rs.pdf)

Um desses referenciais é a teoria construtivista de Jean Piaget, segundo a qual o indivíduo constrói e produz o conhecimento através da interação com o ambiente em que ele vive, sendo nessa interação que ocorre o desenvolvimento das aprendizagens (FREITAS, 2001). Seymour Papert (1985) utiliza as idéias de Piaget para fundamentar os processos de aprendizagem que ocorrem na relação dos sujeitos com as tecnologias. Para este autor, a construção do conhecimento se dá quando o indivíduo, através do fazer, constrói objetos de seu interesse, seja o relato de uma experiência ou o desenvolvimento de um programa para computador, liberando suas potencialidades criativas, de formulação de hipóteses e de testagem de soluções. A construção de ambientes dinâmicos de aprendizagem também se baseia na teoria sócio-interacionista de Vigotsky, que aponta a cooperação como fator destacado para a promoção da aprendizagem (LUCENA, 1997). A colaboração também ganha destaque em referenciais mais contemporâneos, oriundos dos estudos da cibercultura. Dias (2000, p.157) aponta os ambientes colaborativos como extremamente poderosos para a realização das aprendizagens e para a construção do conhecimento, uma vez que se constituem a partir de elementos e sujeitos diferentes, o que dá ao sistema, ao mesmo tempo, uma unidade e uma multiplicidade, sem a possibilidade de transformar o múltiplo em um, nem o um em múltiplo.

4. Vantagens - aprofundamento das características dessa aprendizagem (construção coletiva, interatividade, rompimento de limites) ROSA

5. Distinção ambientes colaborativos, interface, ferramentas, exemplos, novos ambientes (ambientes na web, ambientes de imersão, ambientes colabotarivos, etc) ROSA

6. Limites e possibilidades - problemas, desvantagens, evasão educandos / relação professor-aluno no ambiente virtual/ Cultura digital / precarização do professor. / Identificar os problemas vivenciados por cursos de educação à distância que utilizam fortemente o recurso da aprendizagem colaborativa. Aprofundar sobre a cultura do aluno no contexto do ensino aprendizagem online (Individualista, participação, autoria/dono, compartilhar

7. Conclusão

************************************************************************

16/05/2007 - Encontro para orientação com o Edvaldo: Entrar diretamente no tema aprendizagem colaborativa e presencial; Ler a parte da tese da Ana Paula (Tese do dia 10/05/2007); Focar os baixos níveis de participação e evasão; Talvez colocar o surgimento como nota explicativa; Formação ou atualização do conhecimento? (Limites e possibilidades); Artigo com no máximo 10 autores; Dia 17/05/2007 iremos pegar a primeira parte da tese da Ana Paula.

21/05/2007 - Iremos nos encontrar 9:00hs na sala do GEC.

1 – Introdução

Na sociedade da informação a "informação" é o bem mais relevante. Atualmente a pergunta mais frequente é se as informações estão produzindo "conhecimentos" (referenciar algum autor?). Então porque não chamarmos nossa sociedade de: Sociedade do Conhecimento, já que o conhecimento científico está nas mãos de poucas pessoas e ele é a força motriz para o desenvolvimento tecnológico, além de ser um grande fomentador da nossa economia (embasar - Bernardo Sorj). (falta algum elo) Nosso século presenciou grandes transformações, entre elas, o "boom" da ação a distância, onde com um simples toque estamos interligados com todo o planeta. O número de informações disponíveis cresce a cada segundo, minuto, hora ... Estamos preparados para essa explosão de conhecimentos? Dispomos de ferramentas e novas práticas suficientes para comprender as "regras de funcionamente da mente" e revolucionar as práticas de aprendizagem? Como trabalhar em espaços de aprendizagem colaborativa?

2 -O que é aprendizagem colaborativa => Definições de cooperar e colaborar Morin (questão da reprodução) Artigos a serem enviados pela Rosa meire

3 – Características e importância da aprendizagem online (contextualizar) Desde quando surgiu? Como? Teorias para embasamento

4 – Vantagens Falta fundamentar

5 – Limites e possibilidades: Identificar os problemas vivenciados por cursos de educação à distância que utilizam fortemente o recurso da aprendizagem colaborativa. Aprofundar sobre a cultura do aluno no contexto do ensino aprendizagem online (Individualista, participação, autoria/dono, compartilhar) – Coração do artigo, dever estar bem fundamentado.

1a versão: 08/05/2007

1. TERRITÓRIOS, TERRITORIALIDADE, DESTERRITORIALIZAÇÃO

“A página imita o território, com o seu proprietário, o autor, as suas fronteiras ou os seus limites – as margens. As linhas assemelham-se aos sulcos, e o escriba semeia aí (com o calam ou a cunha que copia a enxada ou o arado) signos cuneiformes que esperarão a colheita da leitura” Pierre Lévy.

Ao falar de territórios, logo nos vem à mente a idéia de limites. Sejam eles geográficos ou imaginários. Não é a localidade, mas sim a virtualidade que Lemos associa o conceito de território - diz que a virtualização desterritorializa ao colocar novas questões. Para ele, com a valorização da informação, a desterritorialização/virtualização envolve toda a cibercultura.

A informação e o conhecimento são desterritorializados. A informação é uma virtualização. Se um acontecimento é retratado pelos media, essa circulação corresponde a uma virtualização do acontecimento, sob a forma da informação. Nesse sentido, uma informação não é destruída pelo seu consumo justamente por ser sempre “virtualizante”. A utilização/recepção da informação é a sua atualização, já que somos nós que damos sentido a ela. Nós a atualizamos”. (LEMOS, 2003, p.216).

A despeito, Levacov associa Território à “lugar” e “tempo”. Com o foco nas bibliotecas virtuais, ela afirma que devido às tecnologias das telecomunicações em rede, o lugar onde o documento reside deixou de ser importante

O conceito de “lugar” torna-se secundário, tanto para bibliotecários quanto para usuários. O que é importante passa a ser o “acesso” e, com freqüência, a “confiabilidade” da informação”. (LEVACOV, 2003, p.249).

Como visto, foi alicerçando a idéia de Território como algo que extrapola a noção de demarcação de fronteiras que iniciamos a formação deste conceito. Para rios, mares e montanhas; pontes, trilhas, e-mails – as definições de territórios estão muito mais ligadas à construção humana que ao contexto espacial e determinações cartográficas. E a comunicação é o elemento chave na constituição desses “novos” Territórios.

Lévy, quando faz uma contextualização histórica do espaço humano, também aborda a questão territorial, relacionando-a a construção coletiva ao observar que o ciberespaço, com seus conjuntos de fóruns eletrônicos permite atingir muitas pessoas não mais pelo nome, endereço geográfico ou ligação institucional, mas sim pelos interesses em comum, numa comunicação “todos-todos”.

(...) O tipo de poder favorecido pela extensão do ciberespaço não é, evidentemente, o poder hierárquico, burocrático ou territorial à antiga (...) Cada vez mais, será um poder nascido da capacidade de aprender e de trabalhar de maneira cooperativa, relacionado com o grau de confiança e de reconhecimento recíprocos reinantes num contexto social. Centralidade indexada na densidade, na rapidez e na diversidade qualitativa das conexões e das trocas. (LÉVY, 2003, p.193).

Se a vivência coletiva da experiência cotidiana em um determinado espaço social é o ponto de partida para a construção da forma como as pessoas vêem, entendem e agem no mundo, então a produção de comunicação crítica pode potencializar a constituição de novos sentidos e sujeitos, de novas formas de ser, estar e intervir. Nesses espaços, se compartilham valores, sentidos e identidades, coletivos conformados pela conexão de laços de interdependência.

Um computador e uma conexão telefônica dão acesso à quase todas as informações do mundo, imediatamente ou recorrendo a redes de pessoas a redes de pessoas capazes de remeter a informação desejada. Essa presença virtual do todo em qualquer ponto encontra, talvez, o seu paralelo físico no fato de que um edifício qualquer de uma cidade grande contém elementos materiais vindos de todas as partes do mundo, concentrando conhecimentos, competências, processos de cooperação, uma inteligência coletiva acumulada ao longo dos séculos, com a participação, de alguma maneira, dos mais diversos povos. (LÉVY, 2003, p.189).

2. INTELIGÊNCIA COLETIVA E REDES

A comunicação enquanto mediação que reverbera a constituição das identidades e das imagens, amplia a articulação entre os atores locais e dinamiza a troca de conhecimento e a formação crítica de novos atores sociais. À constante e inevitável troca de informações, Rosnay identifica mudanças nesses indivíduos, mais diversificados, comunicantes e criadores potenciais. Deixam de ser “usuários” que só recebiam passivamente as informações, para se tornar um produtor/consumidor de novos instrumentos interativos.

A sociedade nascente organiza-se antes em redes do que em pirâmide de poder; em células independentes mais do que em engrenagens hierárquicas; mais num “ecossistema informacional” do que em fileiras industriais lineares. Daí a confusão dos políticos e dos altos funcionários do Estado – alimentando-se com evoluções quantificáveis, proporcionais e extrapoláveis – diante da irradiação multidimensional ou das acelerações brutais das novas evoluções. A emergência de um fenômeno internacional de comunicação, como a Internet, e efeito de surpresa que provocou e a vontade de controle suscitada, ilustram perfeitamente essa perda de referencial. (ROSNAY, 2003, p.205).

A articulação entre o desenvolvimento das pessoas, as relações sociais, as dinâmicas políticas, as expressões culturais, a interação com o meio em que vivem, e também das relações com os meios de produção econômica colocam a comunicação como mediadora deste processo com o indivíduo e com o mundo.

Rosnay prevê que este novo contexto mundial fará (ou já está fazendo?) com que se intensifique o desenvolvimento de atividades de assistência humanitária e movimentos associativos, fortalecendo o trabalho em equipe. Esta definição muito nos remeteu à questão da formação de redes.

É fazendo também sua leitura da “nova ordem mundial”, que Levacov indica que as novas tecnologias começam a redefinir o que a informação, a comunicação, a cultura e os comportamentos se configurarão no terceiro milênio. Já Lemos, prevê uma “edição da realidade” a partir de seus múltiplos fragmentos, de seus espaços híbridos. Ele aponta a circulação da informação em rede parecem construir a espinha dorsal da contemporaneidade.

Ao mesmo tempo em que Lévy associa o potencial de inteligência coletiva à interconexão dos computadores. Segundo ele, cada vez mais será preciso criar a capacidade de aprender e de trabalhar de maneira cooperativa. O fenômeno de interconexão em curso reforça naturalmente a centralidade – logo, o poder – dos centros intelectuais, econômicos e políticos já estabelecidos. Mas também é apropriado – um não exclui o outro – por movimentos sociais, redes de solidariedade, iniciativas de desenvolvimento, projetos pedagógicos, formas mutantes de cooperação e de trocas de conhecimento, experiências de democracia mais participativa. (LÉVY, 2003, p.193).

Ainda referente a esta abordagem, Lévy avalia que o novo ambiente virtual do saber transforma e agrega formas de cooperação flexíveis, que resultam em processos de inteligência coletiva experimentados na rede. Lévy define o Ciberespaço como um ambiente coletivo que estimula o processo de aprendizagem e facilita o processo de produção e disseminação de conhecimentos. No entanto, são necessárias novas formas de organização da informação - mais orgânicas e que se adequem às diferentes ordens disponíveis na rede. O Ciberespaço é também, dispositivo de comunicação interativo e comunitário. É assim, por exemplo, que os organismos de formação profissional ou à distância desenvolvem sistemas de aprendizagem cooperativa em rede. Os pesquisadores e estudantes do mundo inteiro trocam idéias, artigos, imagens, experiências ou observações em conferências eletrônicas organizadas de acordo com interesses específicos.

3. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

A instantaneidade, a interatividade, a velocidade do processo de trocas simbólicas resulta na permanente construção de novas formas de sociabilidade. A industrialização, a retribalização a partir das redes estabelecidas pela comunicação, a efemeridade das relações constroem uma sociedade focada no consumo, onde o desejo de ter é maior que o de ser.

A expansão das novas tecnologias de comunicação transforma o mundo - hoje conectado 24 horas por dia, através de satélites, cabos, transmissores, modens, telefones celulares e ondas de rádio. Além das mídias tradicionais, avalanches de informações são despejadas através de e-mails, jornais eletrônicos, CD-rooms.

Levacov diz que essas novas forma da sociedade se relacionar “hipertextualmente” pode representar um aumento da própria capacidade intelectual humana. A esta mesma sociedade, caracterizada por Lemos como “civilização virtual”, existe uma influência bidirecional entre tecnologia e sociedade.

A dimensão técnica interage com a dimensão cultural, pois ambas englobam a dimensão social e coletiva da rede. O usuário cada vez exige mais – as páginas webs e revistas eletrônicas necessitam ter usabilidade, interatividade, instantaneidade. A navegação deve ser fácil, a programação visual leve e criativa, o carregamento de imagens rápido, entre outros. Ele dita, opina interfere, mas também produz.

Qualquer pessoa alfabetizada pode hoje, com a difusão das tecnologias da informática, atuar como designer de publicações gráficas ou eletrônicas. Ao assumir a função de designer, qualquer um se encontra na mesma situação de uma pessoa escolhida para atuar como apresentador ou relator de um evento. (CAUDURO, 2003, p.243).

Outra questão a ser discutida nesta “sociedade da informação” é o papel da Internet e de como ela transforma o processo de comunicação. A fórmula emissor-mensagem-receptor é substituída pela confluência desses elementos numa ordem não-linear. O usuário é, ao mesmo tempo, o produtor da mensagem e a própria mensagem.

Baudrillard aponta esta como sendo uma época de crescente proliferação do vazio. Para ele, o homem contemporâneo precisa, mais do que nunca, selecionar o cardápio de informações que tem à sua disposição, a fim de organizar o seu conhecimento, ou então, de se perder no universo da desinformação – também chamado por Lévy de “oceano de informação”.

Já Morin, traz um questionamento: se por um lado, a contemporaneidade e suas novas tecnologias trouxeram a divisão do trabalho, por outro trouxeram também e os inconvenientes da superespecialização, do confinamento e do despedaçamento do saber.

Produzimos a sociedade que nos produz. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer que somos não só uma pequena parte de um todo, o todo social, mas que esse todo está no interior de nós próprios, ou seja, temos as regras sociais, a linguagem social, a cultura e normas sociais em nosso interior. Segundo este princípio, não só a parte está no todo como o todo está na parte. (MORIN, 2003, p.17).

A influência das tecnologias da comunicação é visível no novo desenho da sociedade: a divulgação através da via digital ampliou a escala de disseminação da informação, reduziu custos, reconfigurou a noção de auto-editor, criou novas formas de interatividade, reorganizou procedimentos de edição, correção e atualização. O acesso, a disseminação da informação e a produção de conhecimento aumentaram de forma exponencial.

As características do novo espaço econômico, social e cultural imaterial, chamado de “ciberespaço”, não se enquadram nas análises dos que vivem e raciocinam conforme o antigo modelo. Eles não as enxergam. O século XXI será da complexidade. (ROSNAY, 2003 p.207).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAUDRILLARD, Jean. A conjuração dos imbecis. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado (Org.). Para Navegar no Século 21. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 99-104

CAUDURO, Flávio Vinícius. O design na era digital. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado (Org.). Para Navegar no Século 21. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 231 -246

LEMOS, André. Arte eletrônica e cibercultura. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado (Org.). Para Navegar no Século 21. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 212-230

LEVACOV, Marília. Bibliotecas virtuais. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado (Org.). Para Navegar no Século 21. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 247-266

LÉVY, Pierre. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado (Org.). Para Navegar no Século 21. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 183 -204

MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado (Org.). Para Navegar no Século 21. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 13 -36

ROSNAY, Joel. O salto do milênio. In: MARTINS, Francisco Menezes e SILVA, Juremir Machado (Org.). Para Navegar no Século 21. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 205-211

SORJ, Bernardo. Brasil@Povo xxxxxxxx

-- DaniloRCesar - 09 May 2007

Edit | Attach | Print version | History: r37 | r8 < r7 < r6 < r5 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...
Topic revision: r6 - 04 Jun 2007 - 23:10:51 - RosaMeireOliveira?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback