III Semana de Software livre da Faced

Proposta do evento

Este será o texto a ser enviado para o MCT. Os itens seguem a orientação do edital. Uma vez pronto o texto será impresso, para fins de documentação e será anexado ao formulário on-line de inscrição. Vamos ao trabalho...



Título do Projeto

SOU LIVRE TAMBÉM!
III Semana de Software Livre da Faced

Especificação da(s) Linha(s) de Ação do Projeto

Instituição de Execução do Projeto

Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

Coordenador- endereço, endereço eletrônico, telefone de contato

Maria Helena Silveira Bonilla
Rua Cons. Pedro Luís, 217/402 - Rio Vermelho - Salvador-BA, CEP 41950-610
bonilla@ufba.br
(71)3263-7275; (71)9135-8331

Objetivo(s) Geral(is) e Específico(s), quando pertinente

  • Mobilizar as comunidades das instituições envolvidas para o debate sobre as questões do software livre e da inclusão digital;

  • Criar espaços de reflexão sobre a articulação software livre, inclusão digital e formação de professores;

  • Promover debates, encontros, oficinas, cursos e outras atividades para discutir as propostas políticas e institucionais do uso do software livre e da inclusão digital, as implicações delas para a sociedade brasileira, bem como para capacitar os usuários a utilizarem software livre;

Metodologia do Projeto - Evento

Serão realizadas as seguintes atividades:

  • Mostra de softwares educativos/Objetos de Aprendizagem e jogos eletrônicos
  • Rádio interativa
  • Distribuição de tarjetas, fanzines, cd de boot, cartilhas
  • Mesa-Redonda, palestra - transmitidas via webconferência
  • Oficinas
  • exibição de vídeos
  • Comunicações
  • Instalação de ambientes/obras de arte interativas
  • Intervenções

Justificativa(s) para a realização do Projeto

A educação e a democratização são, na contemporaneidade, processos críticos para o desenvolvimento de sociedades dinâmicas, capazes de construir seu futuro, uma vez que estas sociedades necessitam de cidadãos e instituições que apresentem capacidades criativas, analíticas e de compreensão. Logo, priorizar processos de formação e de construção de cidadania são atitudes de ordem política que competem aos governos, às universidades e à sociedade civil e que não podem ser prorrogadas, sob pena de acirrarem-se as desigualdades sociais e a exclusão. Esses processos precisam envolver o uso e a compreensão das tecnologias de informação e comunicação, visto ser elas que estão estruturando, na contemporaneidade as novas formas de produzir, se relacionar, pensar e construir conhecimento.

É tendo como objetivo a formação de uma cultura digital que a Faculdade de Educação da UFBA, desde a década de 80, vem criando espaços e possibilidades de construção de competências na área da Educação e Tecnologias, seja no âmbito das disciplinas, seja no de instalação de ambientes de formação e desenvolvimento de cultura. Mais recentemente, a Faced inseriu-se no movimento pelo uso do Software Livre, agregando a seus objetivos o de difusão da cultura linux e a participação no movimento baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores.

O que se busca, na Faced/UFBA, é a montagem de um sistema, centrado da lógica das redes, onde o acesso ao mundo de informação para os futuros professores e professoras se dê de forma plena e intensa. Busca-se também chamar a atenção para a responsabilidade social da universidade e para a importância estratégica do Software Livre no desenvolvimento tecnológico do pais, e para os processos de inclusão digital dos brasileiros, uma vez que possibilita o desenvolimento de aplicações para atender as necessidades específicas de cada contexto.

Exemplos de projetos e ações nesse sentido são a reestruturação de todo o espaço físico da Faced, a criação da ala de Tecnologias da Informação que dispõe de laboratórios de informática equipados com computadores em rede operando com sistema operacional Linux, ilha de edição de vídeo, rádio FM, canal interno de TV, webdesigner e terminais públicos de acesso a Internet – tabuleiro digital -, também operando com Linux. Com o projeto tabuleiro digital desenvolveu-se também um modelo de móvel específico para os terminais públicos, que são mais do que simples bancadas para suporte de computadores, constituindo-se na criação de um móvel baiano para a Sociedade da Informação.

No entanto, a exemplo do que vem acontecendo em outras esferas sociais, junto à comunidade acadêmica esse ainda não é um tema de consenso. Muitos argumentos contrários à instalação do sistema Linux se fazem presentes, principalmente entre aqueles que não conhecem o sistema. Logo, torna-se necessário desencadear um processo de mobilização/sensibilização das comunidades para o uso de sistemas livres. Para tanto, estamos desenvolvendo, desde meados de 2005, no âmbito do projeto Sou Livre também!, Semanas de Software Livre, buscando criar espaços para debate, experimentação, utilização, produção de conhecimento e criação de cultura em torno da articulação das temáticas Software Livre, Inclusão Digital e Formação de Professores. Já estamos na terceira edição das Semanas de Software Livre!!!!

Resultados, avanços e apliações esperadas

Indicadores de avaliação do andamento do Projeto

Instituições envolvidas e grau de envolvimento com o Projeto

Orçamento

(muito bem detalhado contemplando cada linha de ação proposta com a discriminação dos gastos de bolsa, custeio e capital,todos devidamente justificados)

  • Passagens Aéreas
  • Material Gráfico
  • Locação de Espaço
  • Publicação de Anais

Cronograma físico e financeiro

-- AlessandraPicanco - 27 Apr 2006

Edit | Attach | Print version | History: r18 | r5 < r4 < r3 < r2 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...
Topic revision: r3 - 30 Apr 2006 - 22:43:38 - MariaHelenaBonilla?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback