Powered by TWiki
EDC > EDC287Bonilla > Bonilla287Sem052 > ProdCoop > IntEdc > IISSLFaced > SúmulasDasPalestrasEDasOficinas (r7)
TWiki webs: Main | TWiki | Sandbox?   Log In or Register

Changes | Index | Search | Go

Seminário Tecnologia e Novas Educações


II Semana de Software Livre da Faced

SÚMULAS

PALESTRAS

OS TABULEIROS DIGITAIS DA FACED
Telma Brito (Faced/UFBA)

O projeto Tabuleiro Digital funciona na Faculdade de educação da UFBA, são terminais de acesso público a Internet para estudantes, professores e funcionários da instituição, assim como para a comunidade geral. Tem como objetivo divulgar e utilizar Software Livre (sistemas operacionais que permite aos usuários a liberdade de executar, estudar, modificar e repassar sem que para isso deva ter que pedir permissão ao autor do programa. Em 2005, após um pouco mais de ano de instalação dos terminais na faculdade realizamos uma pesquisa sobre Atitudes e Comportamentos dos Usuários do Tabuleiro para se conhecer a cultura de inclusão digital instituída através do uso dos tabuleiros. Questões como: quem é esse usuário? Gênero, etnia, idade, atividade, periodicidade de acesso a rede, quais as suas principais navegações, facilidades e/ou dificuldades na utilização de software livre, etc... Resultados desse trabalho serão divulgados aqui no evento.

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO COM A TV DIGITAL
Simone Lucena (Faced/UFBA)

O desenvolvimento e a disseminação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) estão modificando as relações pessoais, profissionais e imprimindo novas formas de criação, produção e circulação de mercadorias e serviços. No âmbito educacional as TIC estão possibilitando novas formas de construir e transmitir o conhecimento, potencializando a construção do saberes coletivos com sujeitos localizados em diferentes espaços e tempos, mas que integram o mesmo ambiente virtual ou a mesma comunidade de aprendizagem. Contudo o nosso maior desafio é disponibilizar ao maior número de pessoas o acesso a estas tecnologias. É neste sentido que o governo brasileiro está desenvolvendo o projeto do Sistema Brasileiro de TV Digital – SBTVD – que poderá ser também uma possibilidade de inclusão digital. Para o desenvolvimento desse projeto é importante o envolvimento de pesquisadores de diversas áreas tanto técnicas como educacional a fim de que seja possível desenvolver um sistema que atenda as necessidades da sociedade brasileira incluindo a conexão a internet. Neste sentido, estaremos discutindo as possibilidades da TV digital para a construção de novas educações em uma perspectiva plural, considerando os processos sociais e cognitivos na vida dos sujeitos.

OFICINAS

OFICINA: MOODLE
Ministrantes:Edemilson Brandão, Nicia Riccio e Maristela Midlej

Objetivo: Assegurar aos participantes informações básicas sobre o ambiente virtual de aprendizagem Moodle que orientem a utilização do mesmo na condição de professor.

Público alvo:
Interessados na construção de cursos online no ambiente Moodle.

Pré-requisitos:
Conhecimento de microinformática básica; acesso à internet; conhecimento do ambiente Moodle na condição de aluno (preferencialmente).

Conteúdos:
1.Interface do Aluno:Perfil, Utilizando a barra de navegação, Calendário, Fórum, Diário, Chat, Livro, Acesso a material didático, Questionário
2. Interface do Professor:Modo de Edição, Configurando o Curso, Inserindo Atividades,Fórum, Diário, Chat, Livro, Questionário, Rótulos, Publicando Materiais Didáticos, Utilizando o Disco Virtual, Inserindo Professores e Estudantes.

OFICINA: TWIKI, USANDO O AMBIENTE COLABORATIVO
Instrutora: Mônica Paz.
Monitora: Daniela Soares

O TWiki pode ser descrito como um ambiente de desenvolvimento de conteúdo colaborativo na web, um Wiki, uma ferramenta que permite desenvolver o conteúdo de páginas usando apenas o navegador, por várias pessoas separadas geograficamente.
Este curso tem o objetivo de introduzir os alunos no uso do TWiki, capacitando-os a manter de forma eficiente o conteúdo de páginas mantidas em instalações do TWiki.

Será abordado no curso TWiki I:
Cultura Wiki, O que é Twiki, O ambiente Twiki, Formatação de textos, Hipertextualidade, Manipulação de Anexos.

Será abordado no curso TWiki II:
Rápida abordagem de criação de links e tabelas e anexação de imagens, Ferramentas nativas, Extensabilidade e plugins comuns, Modificando o Layout.

Mini-currículo das oficineiras:
Mônica Paz:
Graduanda em Ciência da Computação da Universiade Federal da Bahia - UFBA.Integrante do Projeto Software Livre Bahia - PSL-BA e colaboradora do seu sítio desenvolvido no ambiente TWiki, dentre outros. Atuou como monitora do I curso de TWiki da Faculdade Jorge Amado de 18h de duração; IIFestival de Software Livre da Bahia, curso de 4h; Calourada Livre do Diretório de Ciência da Computação, curso de 6h e na I Semana de Software Livre da FACED, em um curso de 6h.

Daniela Feitosa:
Graduanda em Ciência da Computação da Universiade Federal da Bahia - UFBA. Colabora, em várias ocasiões, com o Projeto Software Livre Bahia - PSL-BA, ajuda na manutenção de sítios desenvolvido no ambiente TWiki, como o do seu diretório acadêmico e os de disciplinas do seu curso. Atuou como monitora do curso realizado na I Semana de Software LIvre da FACED.

OFICINA: RÁDIO
Ministrantes: Adriana, Mônica, Moisés

Conteúdos:
Apresentação do Projeto da Rádio
Como funciona a rádio
Como usar o Audacity; O que é Audacity Comandos básicos; Abrir um arquivo de audio; Tocar, pausar e parar a execução de um arquivo de audio; Gravar uma vinheta; Abrir multiplas faixas de gravação; Editar gravação/ Adicionar efeito; Salvar/ exportar a gravação.

OFICINA: SOFTWARE IMPRESS
Ministrantes: Edemilson Brandão, Maristela Midlej e Darlene Almada

Ementa: Conhecer a estrutura e manejo do software de apresentação Impress, através de uma exposição dialogada e criação e formatação de apresentações.

Mini-currículo/Apresentação dos ministrantes:
Maristela Midlej Silva de Araújo.
Mestranda do Programa de pós-graduação da Faced/Ufba na linha de Currículo e Tecnologias da Informação e Comunicação, orientanda do professor Nelson Pretto. Especialista em Informática na Educação e Planejamento e Gestão de Sistemas de Educação a Distância, Graduada em Letras.

Darlene Almada Oliveira Soares
Aluna de graduação do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFBa, bolsista de iniciação cintífica do projeto Políticas Públicas em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, orientada por Nelson de Luca Pretto.

OFICINA: EDITORAÇÃO DE JORNAL
Ministrante: Darlene Almada

OBJETIVOS:
Desenvolver competências para editar e formatar textos no Openoffice software livre

CONTEÚDO:
Tipos de arquivos, extensão, compatibilidade com o Windows, formatação, opções de layout, inserir índice, cabeçalho, rodapé, númeração de páginas e as necessidades que surgirem.

OFICINA: INKSCAPE - DESENHO VETORIALMENTE LIVRE
Ministrante: Moisés

Editoração de imagens. O Inkscape, tem uma interface simples, por isso é também fácil de ser usado. Tem a vantagem de trabalhar com a intuitividade do usuário e exatamente por ter menos recursos, permite que sejam criados efeitos personalizados, enquanto softwares elaborados como o Corel Draw, Illustrator etc. já agregam dezenas de filtros e opções, tendo uma automatização que agrada a uns e desagrada outros. Ele trabalha principalmente com arquivos do formato SVG (Scalar Vectorial Graphics), um tipo padronizado de imagens vetoriais. O SVG é uma subdefinição (DTD) a partir da linguagem XML. É uma ferramenta para desenho vetorial, considerada a melhor das sua categoria entre as opções livre!

Objetivo:
Mostrar a praticidade em utilizar o editor gráfico vetorial, apresentando algumas das funções básicas de edição do produto.

Metodologia:
Exposição do aplicativo, mostrando na prática a sua simplicidade na utilização de suas ferramentas.

Conteúdo:
-Sua descoberta; Transparências, sombras, degradés, curvas, desenhos caligráficos; Importando e exportando arquivos de diversos formatos; Criatividade e inovação.

OFICINA: INTRODUÇÃO AO LINUX
Ministrantes: Orivaldo Júnior e Helder

Ementa:
Definição de Hardware; Definição de Software Livre; O sistema operacional; Distribuições GNU/Linux; Política de usuários no Sistema GNU/Linux; Ambiente gráfico; Aplicativos; Instalação de programas; Alguns comandos; Software Livre e Economia; Software Livre e Sociedade.


voltar


Editar Anexar Versões Mais...

Edit | Attach | Print version | History: r8 < r7 < r6 < r5 < r4 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...

This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback