PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES REGULARES DE MESTRADO PROFISSIONAL (2012.1): Inscrições Abertas

O edital relativo à seleção de candidatos para o mestrado profissional junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, publicado em maio de 2012, define que as inscrições para o exame de seleção serão realizadas entre os dias 07 de maio de 2012 a 26 de junho de 2012, na Secretaria do Programa no Núcleo Acadêmico do Instituto de Biologia, sito à rua Barão de Jeremoabo s/n, Campus Universitário de Ondina (Salvador, Bahia). As provas de seleção acontecerão entre os dias 29 de junho e 6 de julho, dependendo do número de estudantes inscritos. Os requisitos necessários para a inscrição estão descritos no Regimento do Programa.

Como se Inscrever

Consulte o edital e leia o regimento acerca do processo seletivo, onde é listado todos os documentos que V. precisa para a inscrição. Para se inscrever V. terá que, primeiramente, consultar a página do Programa referente às Linhas de Pesquisas e ter contactado um professor do Corpo Docente.

Aceda aqui ao boleto bancário referente ao pagamento de inscrição.

Aceda aqui ao boleto bancário referente ao pagamento para a realização da prova de inglês.

V. ainda deverá preencher, imprimir, confirmar as informações e enviar o formulário respectivo ao curso em que V. está se inscrevendo Mestrado ou Doutorado. Após a impressão, o mesmo ainda deverá assinado pelo seu Orientador antes da submissão final na Secretaria do Programa.

Processo de Seleção

O projeto de dissertação ou tese deve ser apresentado quando da inscrição em formulário específico à secretaria do Programa, bem como enviado, de acordo com as indicações contidas no mesmo, até o dia 13 de janeiro, às 18h00.

A Comissão de Seleção avaliará o enquadramento do projeto nas linhas de pesquisa do Programa, divulgando os resultados até sete dias corridos antes do início do exame de seleção. Recursos serão recebidos pela secretaria até 24 h após a divulgação do resultado do enquadramento. Os resultados da avaliação dos recursos serão divulgados até 48 h antes do início da prova de inglês.

Prova de Inglês

A prova de inglês será realizada no dia 3 de fevereiro às 9h00, com duração de 3 horas, no Anfiteatro 1 do Instituto de Biologia e será a mesma tanto para a seleção do mestrado, como do doutorado, tendo como base textos da área da Ecologia e tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato em acompanhar as atividades de leitura do curso. O acesso à sala de exame dar-se-á apenas até 09h30 e o horário mínimo para saída será às 9h50. Será permitido o uso de dicionário apenas, e nenhum outro documento. A divulgação dos resultados da prova de inglês acontecerá no dia 5 de fevereiro, e recursos serão aceitos até o dia 6 de fevereiro às 10h00, com resultados até às 13h00, do mesmo dia.

Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,0 (seis) na prova de inglês não se submeterão às demais etapas do processo de seleção.

Prova de Conhecimento Específico

A prova de conhecimento específico, para os exames de ingresso no mestrado e doutorado, será realizada com base em temas gerais da área de Ecologia, em nível de graduação, tendo como base a bibliografia indicada na página. A prova constará de questões objetivas e discursivas. Serão avaliados o domínio de conceitos e teorias específicos e a capacidade de argumentação científica (de estabelecer relações, generalizações, etc.). Também será pontuada a capacidade de redação (correção, clareza e síntese).

O exame de conhecimento específico será realizado no dia 6 de fevereiro das 14h00 às 18h00, no Anfiteatro 4 do Instituto de Biologia, com acesso à sala do exame até às 14h30, com horário mínimo para saída às 14h50. Não será permitida entrada de candidatos com qualquer material bibliográfico.

Os resultados da prova de conhecimento específico serão divulgados até dois dias após a realização da prova. Eventuais recursos serão recebidos pela Secretaria até duas horas após a divulgação dos resultados. Os resultados da avaliação dos recursos serão divulgados até uma hora antes do início da prova oral. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimento específico serão reprovados e não se submeterão às demais etapas do processo de seleção. Os orientadores que porventura fizerem parte da comissão de seleção não atribuirão notas a seus potenciais orientados.

O cronograma para as provas orais será divulgado juntamente com os resultados da prova de conhecimento específico.

Temas e textos para a prova de conhecimentos de Ecologia

1. Bioinvasão

2. Desmatamento

3. Mudanças Climáticas

4. Conservação ex-situ (zoológicos)

Artigos para estudo

1. Pelicice, F. M. and Agostinho A. A. (2009). Fish fauna destruction after the introduction of a non-native predator (Cichla kelberi) in a Neotropical reservoir. Biol Invasions, 11:1789-1801.

1. Pelicice, F. M. and Agostinho A. A. (2009).

2. Püttker, T., Bueno A.A., dos Santos de Barros C., Sommer, S., Pardini, R. (2011) Immigration Rates in Fragmented Landscapes – Empirical Evidence for the Importance of Habitat Amount for Species Persistence. PLoS? ONE 6: e27963.

2. Püttker, T., Bueno A.A., dos Santos de Barros C., Sommer, S., Pardini, R. (2011)

3. Enquist, B. J. & Enquist, C.A.F. (2011). Long-term change within a Neotropical forest: assessing differential functional and floristic responses to disturbance and drought. Global Change Biology 17: 1408-1424.

3. Enquist, B. J. & Enquist, C.A.F. (2011).

4. Willians, S. & Hoffman, E.A. (2009). Minimizing genetic adaptation in captive breeding programs: A review. Biological Conservation 142: 2388-2400.

4. Willians, S. & Hoffman, E.A. (2009)

Bibliografia Geral de Apoio

Begon, M., Harper, J.L., Towsend, C.R. 2007. Ecologia: de Indivíduos a Ecossistemas. Artmed Editora. 4ª edição. 740p.

Cockburn, A. 1991. An Introduction to Evolutionary Ecology. Blackwell Science Ltd. 367p.

Dajoz, R. 2005. Princípios de Ecologia. Artmed Editora. 519p.

Magnusson, W. & Mourão, G. 2003. Estatística sem Matemática. Editora Planta, 126p.

Odum, E. P. & Barret, G. W. 2005. Fundamentos de Ecologia. 5ª Edição, Thomson Editora. 612p.

Primack, R.B & Rodrigues, E. 2001. Biologia da Conservação. Editora Vida. 327p.

Ricklefs, R.E., Miller, G.L. 2000. Ecology. Freeman. 822p.

Ricklefs, R.E. 2003. A Economia da Natureza. Guanabara Koogan. 503p.

Schmidt-Nielsen K. 2002. Fisiologia Animal - Adaptação e Meio Ambiente. 5ed. São Paulo: Livraria Santos Editora Comp.Imp. Ltda. 139p. Towsend, C.R., Begon, M. & Harper, J.L. 2006. Fundamentos em Ecologia. Artmed Editora. 592p.

Prova de Títulos

O curriculum vitae será avaliado de acordo com tabela de pontuação, pré-definida pela Comissão de Seleção e aprovada pelo Colegiado, sendo específica para cada nível do curso. A pontuação se restringirá aos itens adequadamente documentados. No caso de experiência profissional em ensino ou na área técnica serão aceitas cópias da carteira de trabalho ou declarações emitidas pela empresa contratante.

Prova Oral

A prova oral sobre o projeto de dissertação ou tese será realizada simultaneamente por pelo menos dois (mestrado) ou três (doutorado) professores da Comissão de Seleção, exceto pelo potencial orientador quando o mesmo fizer parte da comissão de seleção.

Na seleção para mestrado, a prova oral versará sobre o tema do projeto, cujo nível de conhecimento do aluno será avaliado pela precisão das respostas e capacidade de argumentação. Já na seleção para o doutorado, a prova oral constará de apresentação de projeto de pesquisa em 15 min, seguida de arguição sobre a fundamentação teórica e metodologia.

Sobre o Resultado Final

Serão considerados aprovados para os cursos de mestrado e doutorado os candidatos que atingirem a média final igual ou superior a 7,0 (sete). O preenchimento das vagas dar-se-á mediante a ordem de classificação dos candidatos aprovados com base na média final obtida. Para a seleção de mestrado, serão considerados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: 1º nota na prova específica; 2º nota da prova de inglês e 3º nota da prova oral sobre o tema da dissertação.

Para a seleção de doutorado, serão considerados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: 1º nota da prova oral sobre o projeto de tese; 2º nota do currículo vitae.

O resultado final será encaminhado pela Comissão de Seleção ao Colegiado que o publicará e divulgará a lista dos aprovados na página do Programa, em ordem de classificação sem as respectivas notas.


Editar Anexar Versões Mais... Sair