GEC
GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS

O Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia- GEC, criado pelo Professor Nelson Pretto, desde a sua origem, em 1994, estuda a presença das tecnologias na educação, buscando a disseminação do uso dessas tecnologias na perspectiva estruturante e condizente com as características da cibercultura. O desenvolvimento dos estudos e pesquisas são feitos de forma colaborativa utilizando diversos meios tecnológicos como rádio, através da Rádio Faced Web, o vídeo, através do ÉduCANAL? e a página web do grupo desenvolvida no ambiente Twiki.

Há uma atuação tanto em nível de graduação como pós-graduação, tendo como frentes temáticas de investigação: “Educação e Sociedade da Informação; Educação a distância, ensino virtual ou e-learning; Televisão e vídeo educativo, Inclusão Digital e Alfabetização digital; Currículo e formação de professores; Políticas públicas de educação, cultura, comunicação, telecomunicações, ciência e tecnologia; Corpo e cibercultura; Universidade e tecnologia contemporâneas, Rádios livres, comunitárias e educativas e Software livre e educaçãoo”.

Enquanto grupo de pesquisa, o GEC busca atuar de forma a produzir e socializar conhecimentos, através das redes de comunicação e informação como forma de inserção no mundo contemporâneo, articulando de forma intensa a pesquisa, o ensino e a extensão universitária.

A teoria envolvendo o estudo da inclusão digital é vista na prática no projeto Tabuleiro Digital (www.tabuleirodigital.org), instalada nos três andares da Faculdade de Educação e no município de Irecê, fortalecendo a produção e imersão na cultura digital, contribuindo para a redução das desigualdades tanto digital quanto social. Este projeto foi premiado pela revista A REDE em 2007 e pelo Instituto Telemar em 2005. Em Irecê, os Tabileiros Digitais fazem parte do complexo denominada Espaço UFBA, integrando-se ao Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira (www.ciberparque.faced.ufba.br), também coordenado pelo GEC, e o Programa de Formação de Professores da FACED no município, onde participamos com o acompanhamento da intensa utilização das TIC. Nessa linha, são focalizadas as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura e comunicação nos seus aspectos epistemológicos, históricos, sócio-políticos, institucionais e psicopedagógicos, tendo a prática educacional como base instituinte.

Outro projeto desenvolvido pelo GEC é a Rádio FACED Web (www.radio.faced.ufba.br), um estúdio multimídia instalado no terceiro andar da Faculdade de Educação, rodando totalmente em software livre, articulada com a cultura colaborativa. Todo o material veiculado na rádio é produto de voluntariados, licenciados sob a Creative Commons, e as pesquisas em andamento incluem a investigação dos aspectos tecnológicos para a impĺantação de rádio web nas escolas, utilizando-se de softwares livres. O projeto da Rádio é aberto a todos que desejarem interagir sendo possível a transmissão de qualquer tipo de evento, a partir de qualquer espaço com conexão internet.

O ÉduCANAL é outro projeto, constituindo-se num canal interno de produção e veiculação de programas televisivos, através das televisões espalhas pela FACED, propiciando alunos, professores e servidores acompanharem uma programação educativa e cultural dos canais Futura, TV Escola, TV Cultura, TVE entre outros, além das próprias produções da FACED. É também um espaço de apoio à produção da TV UFBA.

CONTATOS
A sala do GEC está localizada no terceiro andar da Faculdade de Educação. O seu site é www.gec.faced.ufba.br e o blog de nosso grupo, http://educacoes.livejournal.com. O telefone é 71 3283-7274

-- FabricioSantana - 21 Feb 2008

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 28 Feb 2008 - 11:25:38 - NelsonPretto?     |     Copyleft Faced-UFBA