-- SantosJaque - 29 Aug 2012

Busco nesta pesquisa compreender as diretrizes e as formas de operacionalização do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), no que diz respeito à inserção das tecnologias digitais nas escolas do campo, através da análise dos seus documentos oficiais, bem como do movimento social que se constituirá em torno do mesmo para compreender os limites e potencialidades do Pronacampo para a incorporação das tecnologias digitais nas escolas do campo. Nesse espaço vou compartilhar os dados,impressões,reflexões e análises realizadas durante a pesquisa.

Levantamento de dados

O Programa Nacional de Educação do Campo- PRONACAMPO foi lançado pelo governo federal com o objetivo de oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo, a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.Segundo o (MEC, 2012) "O programa atenderá escolas rurais e quilombolas. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. O Pronacampo baseará suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promova a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades." Percebemos que uma das ações do programa refere se `educaçao tecnológica, um passo importante que potencializa a inserção das tecnologias digitais nas escolas, mas cabe perguntarmos qual a concepção de educação tecnológica? Uma educação que tem como objetivo formar sujeitos críticos, ativos autores e coautores capazes de produzir conhecimento tendo a escola como produtora de conhecimento,e não como reprodutora de conteúdos? Ou trata-se de uma formação para o mercado de trabalho? Com cursinhos aligeirados, com a utilização de softwares proprietários? Vamos continuar o levantamento e no final podemos comparar os dados e responder essas questões.

Mais de três milhões de estudantes receberão material didático relacionado à realidade do campo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Campo). O Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) atenderá professores e estudantes, ao oferecer obras de referência sobre as especificidades do campo e das comunidades remanescentes de quilombos. O programa Mais Educação, de apoio à educação integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014. (MEC, 2012).

O programa Mais Educação, de apoio à educação integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014. Educação integral? Qual a concepção de educação integral está imbricada neste processo?

No que se refere à formação de professores, receberá atenção especial, com oferta de aperfeiçoamento para professores do campo e de escolas quilombolas. Além disso, o Pronacampo apoiará a oferta de formação inicial, continuada e pós-graduação para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam na educação básica do campo, para tanto para reforçar a formação de professores, serão oferecidos cursos de licenciatura em educação do campo pelas instituições públicas de ensino superior. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) expandirá 200 polos para atender os professores do campo e serão destinados recursos de apoio à manutenção dos polos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola. Percebemos que para funcionar de forma eficaz vários programas são citados a depender do eixo. Cabe analisarmos no desenrolar quais articulações serao feitas para que de fato funcionem.

O quarto eixo do Pronacampo trata da infraestrutura física e tecnológica das escolas. Até 2014, o programa apoiará a construção de três mil escolas, obras de infraestrutura e a aquisição de oito mil ônibus escolares.Além da estrutura física, o Pronacampo promoverá a educação digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo e quilombolas. Também está prevista a instalação de recursos digitais em 20 mil escolas até 2014. Qual concepçao de educação digital? Uso pedagógico da informática?

Página Inicial >> WebPesquisa >> JaquelineSantos
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 30 Aug 2012 - 00:14:28 - SantosJaque?     |     Copyleft Faced-UFBA