Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação

Projeto de Pesquisa - CNPQ 2004/2007

Políticas Públicas Brasileira em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação

Orientador: Nelson Pretto

Bolsista: Darlene Almada

Bilbiografia Comentanda

Globalização e educação: demonstrando a existência de uma "Cultura Educacional Mundial Comum" ou localizando uma "Agenda Globalmente Estruturada para a Educação"?

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302004000200007&lng=en&nrm=iso

Comentado por Rodrigo Mota Marinho - mota_mat@yahoo.com.br

O artigo de Roger Dale,Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Auckland, faz parte de um estudo maior denominado "Globalização e educação: precarização do trabalho docente", mais especificamente corresponde à segunda parte do trabalho. A proposta do artigo é tecer algumas reflexões a cerca da relação entre o processo de globalização e as implicações para a educação nos estados nacionais. Reflexões que fujam às incoerências do senso comum, sinalizadas como freqüentes na maioria dos debates sobre o tema. Nesse mister o autor vale-se da análise e comparação de dois sistemas teóricos, denominados CEMC – Cultura Educacional Mundial Comum e AGEE – Agenda Globalmente Estruturada para a Educação, que, entende, apresentam alguns aspectos tidos como essenciais para tanto, quais sejam: a forma como a globalização influencia as políticas nacionais e como isso se dá. Resumidamente o que se depreende do trabalho é que enquanto a CEMC concebe a globalização como uma adequação, atualização das instâncias nacionais ao que seria uma Cultura Ocidental, sem apresentar os princípios de uma causalidade, o que conferiria à essa adequação uma natureza espontânea, injustificável; a AGEE toma o processo como resultante de uma dinâmica de manutenção do sistema capitalista mundial. Enquanto nesse as mudanças implementadas na educação visam legitimar o sistema produtivo, naquele, as adequações seguiriam a lógica de um simples modismo, pois não haveria elementos que o justificassem. O autor propõe como conclusão que ambas as visões implicam posturas distintas para a educação frente à globalização. Mas, que elas não seriam excludentes, antes possibilitariam um avanço no intuito de apreensão da verdadeira natureza da relação educação-globalização.

"LIDANDO COM IMAGENS EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.” PUBLICADO NA “REVISTA ÂNGULO”, QUE ENCONTRA-SE NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES.

Comentando por FERNANDO RAMOS RÉSIO - fer_nando021@yahoo.com.br

Segundo a autora Ligia Sagio Cezar, na educação de um modo geral os professores manipulam a forma de entendimento de aprendiz através do grande fluxo de informações administradas por ele. Dessa forma entende-se que a relação entre professor e aluno é uma relação fria de conhecimento técnico e de forma descompassada, pois essa manipulação é mecânica e um molde completamente desunido com o verdadeiro aprendizado.

Debate-se também uma forma de relação de normas estabelecidas com os grupos familiares de uma determinada escola, pois sabemos que existem vários tipos de faixas sociais que destacam e influenciam isso na hora do aprendizado. Vejamos: Isso se estabelece entre estudantes que fazem parte do mundo globalizado ou multimídia, aquele que sabe usar as máquinas e o controle sobre o computador.

Também existem outros tipos de estudantes, os que estão fora do sistema informatizado do mundo de hoje, ou seja, do mundo contemporâneo, aqueles que não se adaptaram ou que não tem a oportunidade de estar em contato com as máquinas e computadores, eles estão completamente fora da educação contemporânea.

Voltando-se na validação da imagem como forma de percepção, a autora dirige-se a problemática do desafio de professores e mestres que debatem com a nova educação. Muitos são despreparados, pois possuem uma didática voltada para as novas tecnologias e outros valores que não os normais. Outros professores sabem relacionar e diferenciar o cibernético do real, deixando a imaginação formar, a criatividade entrar em atividade e levar o aprendiz a superar os seus próprios desafios.

A melhor maneira de ensinar é aprender junto com os aprendizes, pois eles não sabem que precisam de um estímulo para a formação de imagens para a formação de novas perspectivas e novos horizontes em suas vidas.

Comentado por Josy Karla Ferreira Costa - josykcosta@yahoo.com.br

O artigo de Patrícia Mariuzzo trata da Influência das Novas Tecnologias da Informação na Cultura e as profundas mudanças provocadas por essas novas tecnologias, forjando, como afirma a autora, novas concepções nas ciências humanas, como as de indivíduo, memória, leitura e escrita. Baseando-se em fatos como o 11 de setembro, as imagens de Marte geradas pelo robô Spirit, o Big Brother Brasil, e comprar pela internet ela observa que o que esses fatos têm em comum é o usos das novas tecnologias da informação, que proporcionam efeitos inéditos e conseqüências que vão além da tela do vídeo, pois milhares de pessoas das mais diversas culturas têm a oportunidade de partilhar ao mesmo tempo de todos esses acontecimentos e tirar cada um suas próprias conclusões.

Ela utiliza como base para suas observações a tese de doutorado do Historiador Raimundo Donato Ribeiro "Cultura histórica e as novas tecnologias da informação", onde Ribeiro analisa artigos e entrevistas publicados na mídia entre 1995 e 2000 sobre novas tecnologias da informação e sua relação com as humanidades, tratando de questões sobre tempo, espaço e memória. Ele enfatiza segundo Patrícia, que a tecnologia deve ser um campo também das ciências humanas porque a técnica sempre emerge de um contexto, de uma historicidade e não é um sistema autônomo, separado de homem, ele observa que as tecnologias da informação estão modificando as relações do homem com seu passado, seu futuro e sua memória. Pois a tecnologia da informação, acrescida da velocidade sem igual, altera, além da percepção do tempo e do espaço, também o imaginário de uma sociedade acenando para uma realidade virtual onde as novas tecnologias trazem em si a idéia de que é possível universalizar o conhecimento, neutralizando as diferenças humanas e sociais.

Outro destaque do texto é para uma característica fundamental dessas novas tecnologias que é a aparente capacidade ilimitada de armazenamento de dados que evidencia dentro desse contexto o que chama de memória – prótese (como qualifica o historiador) onde essa capacidade infinita da ampliação da memória nega o homem como suporte de sua própria memória tornando-se uma "memória-prótese". Porém, ressalta uma importante diferença onde destaca que apesar da memória - prótese acumular registros a memória humana não se constrói com tal armazenamento, são necessários conexões, ligações afetivas para que as lembranças ganhem sentido o que não é necessário com as máquinas. Lembrar e esquecer são componentes do processo de atualização do passado. Mas apesar disso temos "uma nova possibilidade de memória que não é aquela calcada na tradição dos documentos e da oralidade como também na seleção e no esquecimento (...) mas sim, a que oferece, pela rede, a capacidade da democratização das informações e de realização plena de um novo humanismo através das novas tecnologias da informação, da velocidade eficiente e dos bytes", afirma Ribeiro. De acordo com Patrícia, Ribeiro considera positiva a inserção dessas novas tecnologias em nosso meio, como por exemplo, da informática que abre um leque infinito de possibilidades e de uma nova linguagem, capaz de oferecer uma memória informacional automatizada, introduzindo mudanças na construção da memória do homem contemporâneo e construindo um novo sentido para individualidade, podendo até destituí-la. E tudo isso modifica a forma com os seres humanos lidam com as informações e assimilam o conhecimento em suas vidas, parece que culturalmente todos se acostumaram tanto com velocidade que o que é estranho hoje é a falta de agilidade e demora algo assim é considerado ultrapassado e literalmente uma perda tempo, além de a maioria das pessoas se utilizarem constantemente desses artifícios memoriais.

Página Inicial >> WebPesquisa >> PoliticasPublicas >> BibliografiaPoliticas
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 16 Jun 2006 - 17:19:02 - NelsonPretto?     |     Copyleft Faced-UFBA