Orientadora: Maria Helena Bonilla
Mestranda: Adriane Lizbehd Halmann (adriane_halmann@yahoo.com.br)
Início: Abril 2004
Previsão de término: Abril de 2006

Título: Experiências de diários eletrônicos da prática educativa: reflexão partilhada e possibilidade de aprendizagem cooperativa

Problema:
Partindo de experiências de relatos/reflexões docentes (diários) existentes em meios eletrônicos (internet), nota-se se estes servem/se prestam para promover/facilitar a prática educativa reflexiva partilhada no processo de formação de professores?
Esta prática educativa reflexiva partilhada pode encaminhar um processo de aprendizagem cooperativa (construtos de objetos comuns)?

Objetivos:
· Identificar experiências que dêem espaço para relatos/reflexões sobre a prática docente(diários) em meios eletrônicos e verificar se propiciam um ambiente auxilie/facilite a formação de professores com uma prática reflexiva partilhada. · Verificar se são estabelecidas trocas de informações entre os diários e se estas são utilizadas para a construção conjunta de saberes novos e respostas a problemas.

Justificativa:
Escrever sobre a prática educativa é um interessante exercício para refletir sobre o que se está fazendo e as conseqüências disto no contexto educacional. Esta reflexão sobre a prática e na prática, como processo contínuo e de formação, aliada à troca de experiências, pode facilitar e tornar mais coerente as transformações do instituído, auxiliando na construção de uma nova epistemologia da prática, na construção de saberes e resoluções de problemas.
A escola e os professores, inseridos em uma sociedade complexa, devem estar atentos às situações novas que surgem a cada dia, devendo estar dispostos a repensar suas atividades e estarem abertos a novas formas de educar. Aparecem como promissores, novos espaços e meios para promover diferentes saberes, as muitas culturas e novas educações. Isto acontece ao mesmo tempo em que surgem, em uma velocidade cada vez maior, inovações tecnológicas que estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, intervindo no modo de fazer coisas que já se faziam e possibilitando o fazer de coisas que antes não eram sequer pensadas.
Este permanente estado de mudança nos traz para uma era de incertezas, um estado de desapossamento, que nos indica a necessidade de pensarmos uma formação de professores que dê espaço para olhar as práticas educativas em uma perspectiva crítica, disposta a repensar conceitos e práticas instituídas, que reconheça a importância de se estar levando em consideração o mundo que envolve o aluno, disposta a conversar sobre a prática (leia-se estar comprometido também com a prática dos outros e abrir a sua prática para críticas dos outros), disposta a reformular a prática. As tecnologias de informação e comunicação podem auxiliar neste processo, sendo necessário repensarmos os usos destas, considerando novas possibilidades, tais como a reflexão partilhada e a aprendizagem cooperativa no processo de formação (inicial ou continuada) de professores.
Pensando nisto, pretendemos identificar experiências que dêem espaço para os relatos/reflexões docentes (diários), em meios eletrônicos (internet), visando investigar se (e como) estes (os di´rios eletrônicos) propiciam um espaço para reflexões partilhadas, fluxos/trocas efetivas de informações e construções de objetos (conhecimentos/soluções de problemas) comuns.

Referencial:

· Formação de Professores
· Legislação – estágio
· Formação Inicial e Formação Continuada
· A experiência do estágio na formação de professores
· Tecnologias na Educação/ Paradigmas Tecnológicos = problematizar as tecnologias e suas implicações no contexto educativo
· O que é Tec, TE, TIC, NTIC
· Inclusão/Exclusão Digital (quem incluir onde, para que)
· Outras formas de fazer educação
· Ressignificação dos espaços e tecnologias = reflexão sobre a prática
· Importância da educação não formal
· Escola em um contexto social/tecnológico
· Meios propiciados pelas TICs para promoção de saberes
· Blog como forma de comunicação, tomar a palavra no espaço público, compartilhamento e produção
· Comunidades/relacionamentos na web
· Colaboração e cooperação
· Aprendizagem cooperativa
· Prática reflexiva partilhada
· Planejar e observar a ação
· Registro: escrever como reflexão/maturação
· Reflexão na/da prática
· Reflexão partilhada
· Vinculação a outros meios de comunicação/produção = partilhada, colaboração e cooperação = construção conjunta de conhecimentos/soluções de problemas comuns

Método

Este projeto de pesquisa pretende observar experiências de diários eletrônicos de práticas de ensino se estes (os diários eletrônicos) podem ser um espaço para reflexões partilhadas e que promovam construções de objetivos comuns. Esta surge da preocupação de que a formação de professores seja contextualizada (levando em consideração as possibilidades das tecnologias existentes) e remeta a uma prática reflexiva dialógica.
Para isto, são passos da pesquisa:
· Levantamento de experiências, em vigor e disponíveis na web, que deem espaço para relatos e reflexões docentes (diário de pratica de ensino)
· Escolha de algumas experiências como campo amostral para análise, segundo critérios:

· Análise dos diários
· Verificação de fluxos de informações entre os diários
· Buscar identificar se há a construção coletiva/cooperativa de objetos comuns (conhecimentos novos, soluções para problemas)

Local
Pretende-se utilizar como espaço de pesquisa alguns ambientes disponíveis na internet, sendo que será realizado um levantamento de alguns ambientes existentes e selecionados alguns considerados mais propícios para as análises da pesquisa.

Fontes
Os ambientes, publicamente disponibilizados na internet, passam a ser estruturantes de análises sobre os relatos e reflexões sobre as práticas de docentes que não tem localização geográfica necessariamente determinada. As pessoas envolvidas no processo são professores que se dispõe a relatar publicamente, através de diários, suas práticas, permitindo que hajam reflexões, o compartilhamento destas, além da possibilidade de construções coletivas.
Estes estarão, constantemente, dialogando com autores e outras experiências.

Amostra
Após identificar ambientes que deem espaço para que os professores disponibilizem relatos de práticas e reflexões, podendo partilhá-las e construir sobre isto, serão escolhidos alguns ambientes.
Para escolher tais ambientes, estará se levando em conta a significatividade destes ambientes (relevância para o contexto educativo), as perspectivas de continuidade (que esteja disponível, pelo menos, durante o período de coleta de dados) e se estes ambientes possibilitam a interação entre os professores e a vinculação a outros meios de comunicação.
Não como critério de seleção, mas também serão analisados o público envolvido (distribuição geográfica, número de participantes, instituições a que os participantes estão vinculados), bem como seus interesses (se todos os professores são de uma disciplina só ou de várias, se eles se propõem a construir projetos juntos...)

Coleta
A coleta será realizada através de ambientes virtuais, verificando o que está disponível na internet.
Nos ambientes, estará se olhando para os diários, se estes possibilitam a reflexão sobre a e na prática, de forma partilhada. Busca-se identificar, nos diários, fluxos de informações e referências de outros diários, além de verificar elementos que demonstrem a preocupação em repensar a prática em um processo coletivo.
Vinculando isto a outros ambientes, pretende-se propor chats, fóruns, listas de discussão, onde pretende-se estar captando as mesmas informações citadas anteriormente, fazedo um acompanhamento contínuo do processo de construção dos diários e reflexões, das conversas e construções.

Tratamento de dados

Cronograma

Referências Bibliográficas:

BONILLA, Maria Helena. Inclusão digital e formação de professores. Revista de Educação, vol XI, n.1., 2002. Departamento de Educação da FCUL.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1). São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DEWEY, John. Como pensamos. São Paulo : Nacional, 1959.
FLOREA, Adina. Magda. Computer supported cooperative learning. Higher Education in Europe, CEPES, UNESCO, vol. XXIII, no. 2, 1998. Pp. 195-204 [de http://citeseer.nj.nec.com/uptade/325151, acesso em 10/01/2004] .
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRUPO TELEFONICA NO BRASIL. A sociedade da informação no Brasil: presente e perspectivas. São Paulo: Telefonica, 2002.
HYPOLITTO, Dinéia. O professor como profissional reflexivo. Disponível em: <www.usj.br/col_prof/008_prof_reflexivo.phtml>. Acesso em 01 set. 2004.
IANNI, Octavio. A sociedade global. 3. Ed. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1995.
KENSKI, Vani. Memórias e formação de professores : interfaces com as Novas Tecnologias de Comunicação. In: Docência, memória e gênero : estudos sobre formação. Org. Denice Babara Catani et al. São Paulo : Escrituras Editora, 1997.
KINCHELOE, Joe L. A formação do professor como compromisso político : mapeando pós-moderno. Porto Alegre : Artes Médicas, 1997.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva : por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo : Edições Loyola, 1999b.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo : Ed. 34, 1990.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo : Ed. 34, 1999a.
LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Ed. 34, 2003.
LUCENA, Carlos; FUKS, Hugo. Professores e aprendizes na Web: a educação na era da Internet. Edição e organização: Nilton Santos. Rio de Janeiro: Clube do futuro, 2000. 160p (Costumes e Protocolos).
MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso : o princípio da pesquisa. 4. ed. Ijuí : Ed. Unijuí, 2001. (Coleção Educação)
MARTINS, Mirian Celeste. A inquietude investigativa nutrindo a formação contínua. Disponível em <www.pedagogico.com.br/edicoes/12/artigo2255-1.asp?> . Acesso em 22 set. 2004.
NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto, Porto Ed., 1992.
OLIVEIRA, Rosa Meire Carvalho. Diários públicos, mundos privados : diário íntimo como gênero discursivo e suas transformações na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado) ICI, UFBA : Salvador, 2004.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre : Artmed Editora, 2002.
PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del professor: un recurso para la investigación en el aula. Sevilla: Díada, 1997.
REIMAN, A. J. Guided reflective practice. N.C. State Univerity : Raleigh, 1999. Disponível em <http://goknow.com/golead/articles/reflective.html>. Acesso em 06 set. 2004. SCHON, Donald. The reflective practitioner : how professional think in action. New York : Basic Books, 1983.
SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Pós-modernidade : a questão da incerteza. Jornal A Razão : Santa Maria, 18/11/1999. Disponível em <www.angelfire.com/sk/holgonsi/incerteza.html> Acessado em 13 jun. 2004.
Valley Peters. Inquire Within : Refective Practice in Teachin. Teton Literacy Program : COABE, April 28, 2004. Disponível em <www.coabe04.org/converedocs/20040428_Inquire_VPeters_Presentationhandout.doc>. Acesso em 06 set. 2004.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores : idéias e práticas. Lisboa : Educa, 1993.

-- AdrianeHalmann - 28 Sep 2004

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
pdfpdf projeto1.pdf manage 152.2 K 28 Sep 2004 - 16:43 UnknownUser Projeto submetido à seleção para ingresso mestrado
Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r6 - 08 Oct 2004 - 12:30:16 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA